PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024 E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Rui Anderson Costa Monteiro, Paloma Tavares Ferreira Rocha, Tatiana Pereira de Freitas Reis, Alessandro Barreta Garcia

Resumo


O objetivo deste trabalho consistiu em discutir as Metas 15 e 16 do PNE 2014-2024 por meio de revisão documental. O PNE 2001-2010 projetava 70% dos professores de educação infantil e de ensino fundamental com formação específica em nível superior (licenciatura) no respectivo decênio e, em cinco anos, aos professores do ensino médio, porém isso não aconteceu. Agora, o atual Plano ampliou suas metas incluindo formação em pós-graduação dos professores da educação básica. Parece-nos estarmos diante de números incoerentes quando comparamos o respectivo PNE às estratégias adotadas nos últimos anos pelas políticas educacionais. Os investimentos e os processos formativos não dão conta dos problemas e protelam resultados próximos aos projetados. Justificam o insucesso com o discurso da gestão complexa num país heterogêneo, somado à herança de governos anteriores. Em tese, objetivos que não levam em consideração as realidades do país colaboram para o fracasso e para metas inatingíveis.


Palavras-chave


Políticas de educação; Plano Nacional de Educação; Formação de professores.

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DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.50296

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