MOTIVOS PARA INGRESSO, PERMANÊNCIA E EVASÃO NA LICENCIATURA EM QUÍMICA

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Alessandra Batista de Godoi Branco
Andre Luis de Oliveira

Resumo

Buscamos com este estudo apresentar alguns fatores que motivam/desmotivam acadêmicos(as) do curso de Licenciatura em Química em relação à escolha e permanência na licenciatura. Investigamos motivos que distanciam ou aproximam o estudante de seu curso, que o faz prosseguir e/ou por quais razões desiste. Para tanto, analisamos as respostas de acadêmicos de um campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Utilizando a análise de conteúdo e métodos mistos, foram construídas categorias e subcategorias articuladas aos fatores apresentados pelos participantes sobre acesso, permanência e condições de conclusão com êxito. A democratização do Ensino Superior, a formação e a valorização dos professores aparecem como quesitos importantes para o ingresso e a continuidade dos estudantes no curso. 

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Artigos
Biografia do Autor

Alessandra Batista de Godoi Branco, Universidade Estadual de Maringá (UEM) Instituto federal do Paraná (IFPR)

Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá. Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Paraná. Pedagoga do Instituto Federal do Paraná.

Andre Luis de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Estágio de Pós-Doutorado/PNPD-Programa de Pós-Doutorado CAPES, no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Ensino: Formação Docente interdisciplinar - PPIFOR, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus de Paranavaí-PR. Professor Adjunto Não-Titular efetivo da Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR). 

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