Políticas educacionais de avaliação em larga escala no Brasil: o Enem em foco

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Aysllan de Sousa Sobrinho
Cacilda Rodrigues Cavalcanti

Resumo

Este estudo objetivou compreender como o ENEM é utilizado para regular a educação no contexto do ensino médio. Por questão-problema tem-se: como o ENEM regula a educação no ensino médio? tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, baseada em estudos sobre a regulação da educação de João Barroso (2005, 2006, 2018) em conjunto com as considerações de Almerindo Janela Afonso (2001; 2010) sobre o Estado, avaliação e neoliberalismo, e da rede política de influência em Stephen Ball (2014). Conclui-se que o ENEM é instrumento utilizado por instâncias subnacionais de regulação do setor privado, que associam as mudanças em políticas e programas de ensino aos resultados do ENEM e à consolidação de mudanças pretendidas no projeto capitalista neoliberal, sob o discurso da qualidade em educação.

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Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

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