Narrativa transmídia na formação de professores: produções e potencialidades

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Késsia Mileny de Paulo Moura
Sérgio Roberto Kieling Franco

Resumo

As tecnologias digitais desencadearam uma tendência de contação/narrativas de histórias em rede e seus diversos formatos se desenrolam em múltiplas plataformas e linguagens. Neste texto, tratamos especificamente de um tipo de narrativa resultante desse processo, a transmídia. O objetivo foi analisar as potencialidades da produção da narrativa transmidiática por oito alunos de pedagogia de uma Universidade Federal do nordeste brasileiro, na perspectiva de construtor/design. Trata-se uma de pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de análise as produções dos sujeitos e o diário de campo do pesquisador. Nos resultados foram constatados usos de mídias digitais na perspectiva elaboração de material pedagógico em promoção às práticas docentes, além do trabalho com múltiplas linguagens, que puderam fomentar aprendizagens em multiletramentos.

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Artigos
Biografia do Autor

Késsia Mileny de Paulo Moura, UFMA

Professora do Curso de Pedagogia do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão- CCSST/UFMA. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGIE/UFRGS. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraiba – UFPB. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraiba – UFPB.

Sérgio Roberto Kieling Franco, UFRGS

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação (1990) e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor dos programas de Pós-graduação em Educação e em Informática na Educação.

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