Narrativa transmídia na formação de professores: produções e potencialidades
Resumo
As tecnologias digitais desencadearam uma tendência de contação/narrativas de histórias em rede e seus diversos formatos se desenrolam em múltiplas plataformas e linguagens. Neste texto, tratamos especificamente de um tipo de narrativa resultante desse processo, a transmídia. O objetivo foi analisar as potencialidades da produção da narrativa transmidiática por oito alunos de pedagogia de uma Universidade Federal do nordeste brasileiro, na perspectiva de construtor/design. Trata-se uma de pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de análise as produções dos sujeitos e o diário de campo do pesquisador. Nos resultados foram constatados usos de mídias digitais na perspectiva elaboração de material pedagógico em promoção às práticas docentes, além do trabalho com múltiplas linguagens, que puderam fomentar aprendizagens em multiletramentos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Maria Elizabeth B.; VALENTE, José Armando. Tecnologias e currículo: Trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2012. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4199. Acesso em 20 ago. 2021.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
CONCEIÇÃO, Veronica Alves dos Santos; PORTO, Cristiane de Magalhães; OLIVEIRA, Caio Eduardo de Jesus. Eu narro. Quer narrar comigo? Novas formas de leitura e escrita com implicações na formação docente. Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 1, p. 187-200, dez. 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/9574/pdf. Acesso em: 18 mar. 2019.
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies: New literacies, new learning. Pedagogies: An International Journal, Nanyang Walk, v. 4, n. 3, p. 164-195, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/242352947_Multiliteracies_New_Literacies_New_Learning. Acesso em: 10 fev. 2020.
FIGUEIREDO, Camila Augusta Pires. Narrativa transmídia: modos de narrar, tipos de história. Letras, Santa Maria, v. 26, n. 53, p. 45-64, jul./dez. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/kessi/Downloads/25079-118914-1-PB%20(3).pdf. Acesso em: 13 out. 2020.
FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Conceito educativo de podcast: um olhar para além do foco técnico. Revista Educação, formação e tecnologias, v. 6, n. 1, p. 35‐51, jul. 2013. Disponível em: https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/340. Acesso em: 23 jan. 2021.
GALLO, Patrícia; COELHO, Maria das Graças Pinto. Aquisição dos letramentos necessários à cultura da convergência: a narrativa transmídia na escola. Revista Quipus, Natal, v. 1, n 1, dez. 2011 / maio 2012. Disponível em: https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/download/59/104/. Acesso em: 20 jan. 2021.
GATTI, Bernadete; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: PFAFF, Nicole; WELLER, Wivian. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 29-38.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
KIELING, Alexandre S. et al. Narrativas Digitais Interativas e o Uso da Tecnologia como Narrador Implícito. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 19, n. 3, p. 739-758, set./dez. 2012. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/12898. Acesso em: 25 jun 2020.
KRESS, Gunther. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. London, UK: Routledge, 2010.
MASSAROLO, José Carlos; MESQUITA, Dario. Narrativa transmídia e educação: panorama e perspectivas. Revista Ensino Superior Unicamp, Campinas, 2013. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/edicoes/edicoes/ed09_abril2013/NMES_3.pdf. Acesso em: 13 out. 2020.
MURRAY, H. J. Hamlet no Holodeck. O futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú cultural; Unesp, 2003.
TORRE ARANDA, Maria Del Carmen; FREIRE, Maximina Maria. Narrativas transmídia: entre multiletramentos e letramentos transmídia, o que levar para a aula de línguas? Trabalho em Linguística Aplicada, Campinas, v. 59, n. 2, p. 1531-1554, maio/ago. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-18132020000201531&script=sci_arttext. Acesso em: 20 out 2020.
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54981
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Revista Contemporânea de Educação

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.