O estudante ‘empresário de si mesmo’ do Novo Ensino Médio

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Larissa Scotta

Resumo

O texto discute a emergência de um modelo de escolarização, no contexto neoliberal conservador brasileiro, que toma o estudante do ensino médio como um ‘empresário de si mesmo’, capaz de exercer ações para potencializar seu capital humano a partir de um protagonismo e de uma responsabilização na escolha de seu percurso formativo. A partir do referencial teórico dos Estudos Foucaultianos, a primeira parte aborda desdobramentos da governamentalidade neoliberal no domínio educacional. A segunda parte mobiliza discursos presentes em diretrizes da reforma do ensino médio no Estado do Rio Grande do Sul e aponta a projeção de valores e princípios que advém do ethos neoliberal. A terceira parte trata do entrelaçamento entre responsabilização individual e esteio familiar.

 

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Biografia do Autor

Larissa Scotta, UNISC/IFFar

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul, vinculada à Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos.  Orientanda do Prof. Dr. Mozart Linhares da Silva. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq/UNISC Identidade e Diferença na Educação e do Observatório de Educação e Biopolítica - OEBIO. Possui Mestrado em Letras - Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e Licenciatura em Letras pela mesma instituição (2005). Atuou no Instituto Federal Rio Grande do Sul de agosto de 2009 a março de 2011 e, desde então, é servidora do Instituto Federal Farroupilha. Com experiência na área de Análise de Discurso, atualmente investiga as relações entre educação e a racionalidade neoliberal, buscando discutir os processos de educabilidade e de subjetivação da família no contexto de recrudescimento de um núcleo moral do neoliberalismo.

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