O modelo ADDIE de design instrucional na construção de um objeto de aprendizagem voltado à conscientização do “novo normal” pós-pandêmico na educação infantil

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Juliana Silveira Marcondes
Clea Souza
Jéssica Guerreiro Valuthky
Tiago Kutzner
Isabela Gasparini
Kariston Pereira
Silvia Teresinha Frizzarini

Resumo

O retorno às aulas presenciais de alunos da educação básica do município de Joinville/SC em meio à pandemia de Covid-19 alterou drasticamente a rotina das escolas e exigiu a observância de uma série de novas regras. Pensando na dificuldade de assimilação desse “novo normal” por parte das crianças da educação infantil, este artigo teve como objetivo criar e implementar um objeto de aprendizagem direcionado à conscientização desse público. Para isso foi utilizado o modelo ADDIE na construção de um vídeo educativo e lúdico, percorrendo-se as suas etapas de análise, design, desenvolvimento, implantação e avaliação. Os resultados demonstraram que o material contribuiu para a conscientização das crianças a respeito dos novos protocolos no espaço escolar, evidenciando o potencial de intervenções audiovisuais na orientação de alunos da educação infantil.

 

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Juliana Silveira Marcondes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente é Mestranda no programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pela Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGECMT/UDESC) com ênfase na área de educação matemática. 

Clea Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias na Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGECMT/UDESC). Atualmente é professora na Prefeitura Municipal de Joinville e pelo Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.  

Jéssica Guerreiro Valuthky, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui licenciatura em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente é professora de Ciências e Biologia da Secretaria de Educação do Estado do Paraná.  

Tiago Kutzner, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Física pela Universidade da Região de Joinville(2015) e graduação em Educação Física (bacharelado) pelo Claretiano Centro Universitário(2018). Atualmente é mestrando no programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pela Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGECMT/UDESC). 

Isabela Gasparini, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora atuante no Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada (PPGCAP) e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMT) . Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (1999), mestrado (2003) e doutorado (2013) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com sanduiche na TELECOM SudParis (2010). Atua na área de Interação Humano Computador (IHC) e Informática na Educação. 

Kariston Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2010), Mestre (2001) e Especialista (2000) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formou-se Bacharel em Ciência da Computação (2001) e Tecnólogo em Processamento de Dados (1996) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente, é Professor Associado lotado no Departamento de Ciência da Computação (DCC), no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Joinville/SC. Atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT), é membro do Grupo de Pesquisa em Informática na Educação (GPIE) e coordenador geral do Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias (NexT).  

Silvia Teresinha Frizzarini, Universidade do Estado de Santa Catarina

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência, Matemática e Tecnologias - PPGECMT - UDESC, Joinville e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE -UDESC, Florianópolis. Formada em Licenciatura Matemática, com especialização, pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.  

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