O modelo ADDIE de design instrucional na construção de um objeto de aprendizagem voltado à conscientização do “novo normal” pós-pandêmico na educação infantil
PDF (Português (Brasil))

Supplementary Files

O modelo ADDIE de design instrucional na construção de um objeto de aprendizagem voltado à conscientização do “novo normal” pós-pandêmico na educação infantil (Português (Brasil))

Keywords

Objeto de aprendizagem
Design instrucional
Educação infantil.

How to Cite

Marcondes, J. S., Souza, C., Valuthky, J. G., Kutzner, T., Gasparini, I., Pereira, K., & Frizzarini, S. T. (2023). O modelo ADDIE de design instrucional na construção de um objeto de aprendizagem voltado à conscientização do “novo normal” pós-pandêmico na educação infantil. Revista Contemporânea De Educação, 18(42), 88–103. https://doi.org/10.20500/rce.v18i42.56088

Abstract

O retorno às aulas presenciais de alunos da educação básica do município de Joinville/SC em meio à pandemia de Covid-19 alterou drasticamente a rotina das escolas e exigiu a observância de uma série de novas regras. Pensando na dificuldade de assimilação desse “novo normal” por parte das crianças da educação infantil, este artigo teve como objetivo criar e implementar um objeto de aprendizagem direcionado à conscientização desse público. Para isso foi utilizado o modelo ADDIE na construção de um vídeo educativo e lúdico, percorrendo-se as suas etapas de análise, design, desenvolvimento, implantação e avaliação. Os resultados demonstraram que o material contribuiu para a conscientização das crianças a respeito dos novos protocolos no espaço escolar, evidenciando o potencial de intervenções audiovisuais na orientação de alunos da educação infantil.

 
https://doi.org/10.20500/rce.v18i42.56088
PDF (Português (Brasil))

References

Aguiar, E. V. B., & Flôres, M. L. P. (2014). Objetos de aprendizagem: conceitos básicos. In L. M. R. Tarouco, V. M. Costa, B. G. Ávila, M. R. Bez, & E. D. Santos (Orgs.), Objetos de aprendizagem: teoria e prática (pp. 12-28). Porto Alegre: Evangraf.

Braga, J., & Menezes, L. (2015). Introdução aos Objetos de Aprendizagem. In J. Braga (Org.), Objetos de aprendizagem: volume 1: introdução e fundamentos (pp. 19-40). Santo André: Universidade Federal do ABC.

Branch, R. M. (2010). Instructional design: the ADDIE approach. Berlin: Springer Science+Business Media.

Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina. (2020, março 19). Resolução n. 9. Dispõe sobre o regime especial de atividades escolares não presenciais no Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina, para fins de cumprimento do calendário letivo do ano de 2020, como medida de prevenção e combate ao contágio do Coronavírus. Diário Oficial do Estado.

Dalmolin, A., Girardon-Perlini, N. M. O., Coppetti, L. C., Rossato, G. C., Gomes, J. S., Silva, M. E. N. (2016). Vídeo educativo como recurso para educação em saúde a pessoas com colostomia e familiares. Revista Gaúcha de Enfermagem, 37(spe), 1-9. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2016

Damaceno, D. V., & Santos, R. M. R. (2013). Objetos de aprendizagem no contexto escolar. Revista de Educação Ciência e Tecnologia, 2(2), 1-21. https://doi.org/10.35819/tear.v2.n2.a1813

Filatro, A. (2008). Design instrucional na prática. London: Pearson.

Filatro, A., & Piconez, S. C. B. (2004). Design instrucional contextualizado. Anais do Congresso Internacional de Educação a Distância, Salvador, BA, Brasil, 11. Recuperado em 10 abril 2023 de http://www.abed.org.br/congresso2004/por/pdf/049-TC-B2.pdf

Minayo, M. C. S. (2014). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec.

Ministério da Educação. (2018). Base nacional comum curricular. Brasília: o autor. Recuperado em 10 abril 2023 de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Neves, V. N. S., Assis, D. V., & Sabino, R. N. (2021). Ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19 no Brasil: estado da arte. Revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, 3(2), 1-17. https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.5271

Neves, V. N. S., Fialho, L. M. F., Machado, C. J. S., & Sabino, R. N. (2021). Retorno às aulas em tempos de Covid-19: o discurso publicitário. Revista Contemporânea de Educação, 16(36), 1-14. https://doi.org/10.20500/rce.v16i36.42962

Powtoon Inc. (2020). The visual Communication Platform. London: o autor. Recuperado em 10 abril 2023 de https://www.powtoon.com/aboutus

Prefeitura Municipal de Joinville. (2020, agosto 28). Protocolo para retorno das atividadesnas unidades escolares da rede municipal de ensino. Joinville: o autor. Recuperado em 10 abril 2023 de https://www.joinville.sc.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/Protocolo-para-retorno-das-atividades-nas-Unidades-Escolares-da-Rede-Municipal-de-Ensino-28082020.pdf

Rodrigues Junior, J. C. R., Rebouças, C. B. A., Castro, R. C. M. B., Oliveira, P. M. P., Almeida, P. C., & Pagliuca, L. M. F. (2017). Construção de vídeo educativo para a promoção de saúde ocular em escolares. Texto & Contexto Enfermagem, 26(2), 1-11. https://doi.org/10.1590/0104-07072017006760015

Santos, P. R., & Kloss, S. (2011). A criança e a mídia: a importância do uso do vídeo em escolas de Joaçaba-SC. Unoesc & Ciência, 1(2), 103-110.

Silva, M. (2005). Internet na escola e inclusão. In M. E. B. Almeida, & J. M. Moran (Orgs.), Integração das tecnologias na educação: salto para o futuro (pp. 33-44). Brasília: Ministério da Educação.

Vicentini, G. W., & Domingues, M. J. C. S. (2008). O uso do vídeo como instrumento didático e educativo em sala de aula. Anais do Encontro Nacional de Cursos de Graduação em Administração, Curitiba, Paraná, Brasil, 19. Recuperado 10 abril 2023 de https://silo.tips/downloadFile/o-uso-do-video-como-instrumento-didatico-e-educativo-em-sala-de-aula-gustavo-wue

Wiley, D. A. (2000). Learning object design and sequencing theory (Tese de doutorado). Provo: Brigham Young University. Recuperado em 10 abril 2023 de https://opencontent.org/docs/dissertation.pdf

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Revista Contemporânea de Educação

Downloads

Download data is not yet available.