Animação cultural: um programa dos Cieps-RJ entre os anos 1983–1987

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Marcos Antonio Macedo das Chagas

Resumo

O presente artigo reflete a tese de doutorado defendida pelo autor e teve como objetivo compreender o Programa de Animação Cultural elaborado por Darcy Ribeiro, nos Centros Integrados de Educação Pública do Rio de Janeiro (Cieps/Cieps-RJ), entre os anos 1983–1987, problematizando a inteireza da escola com o ambiente sociocultural dos alunos e alunas a partir de suas comunidades. Tema posteriormente revisitado no pós-doutoramento, em destaque no desenvolvimento do texto. O conjunto de ambas as pesquisas, considerando a distinção entre cada período observado, ampliou a compreensão dos fatos. Na metodologia priorizamos fontes bibliográficas e fontes documentais disponíveis publicamente na tese, mescladas às entrevistas de campo. As duas últimas entrevistas, envolvendo o tema pesquisado, são apresentadas no texto em tela. A pesquisa de natureza qualitativa, diante do conteúdo teórico das matérias ensinadas nas salas de aula dos Cieps, pretendeu abordar a importância do conhecimento empírico acumulado pelos animadores culturais, discutindo a participação didática destes profissionais no cotidiano escolar. Seu resultado inspira possibilidades emancipatórias perante uma educação pública tradicionalmente magistrocêntrica, como aborda Gadotti.

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Artigos
Biografia do Autor

Marcos Antonio Macedo das Chagas, Instituto Superior de Educação (ISER

Professor doutor em Educação, vinculado ao departamento de Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ).

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