Abstract
O presente artigo reflete a tese de doutorado defendida pelo autor e teve como objetivo compreender o Programa de Animação Cultural elaborado por Darcy Ribeiro, nos Centros Integrados de Educação Pública do Rio de Janeiro (Cieps/Cieps-RJ), entre os anos 1983–1987, problematizando a inteireza da escola com o ambiente sociocultural dos alunos e alunas a partir de suas comunidades. Tema posteriormente revisitado no pós-doutoramento, em destaque no desenvolvimento do texto. O conjunto de ambas as pesquisas, considerando a distinção entre cada período observado, ampliou a compreensão dos fatos. Na metodologia priorizamos fontes bibliográficas e fontes documentais disponíveis publicamente na tese, mescladas às entrevistas de campo. As duas últimas entrevistas, envolvendo o tema pesquisado, são apresentadas no texto em tela. A pesquisa de natureza qualitativa, diante do conteúdo teórico das matérias ensinadas nas salas de aula dos Cieps, pretendeu abordar a importância do conhecimento empírico acumulado pelos animadores culturais, discutindo a participação didática destes profissionais no cotidiano escolar. Seu resultado inspira possibilidades emancipatórias perante uma educação pública tradicionalmente magistrocêntrica, como aborda Gadotti.
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