Pandemia e educação escolar: a reinvenção como performance da docência

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Veronica Rufino Dornelles
Maira Ferreira

Resumo

O estudo procurou investigar como a pandemia afetou o trabalho docente e como foram se configurando mecanismos de regulação e controle do trabalho de professores da rede pública estadual do Rio Grande do Sul, visando analisar as (novas) demandas e a necessidade de adaptação das atividades escolares às diferentes orientações para o ensino, com o uso das tecnologias digitais. O trabalho foi realizado na perspectiva teórico-metodológica dos estudos culturais para análise de publicações da Revista Sineta (Cpers) e relatos de professores. Os resultados indicam que, em meio às orientações oficiais para o ensino, os professores se viram impelidos a estar em formação permanente, ao mesmo tempo em que houve intensificação e regulação do trabalho, com relação aos resultados do ensino remoto, à defasagem de aprendizagem e ao aumento das desigualdades.

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Biografia do Autor

Veronica Rufino Dornelles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Veronica Rufino Dornelles é professora da rede pública estadual do RS. É licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).Possui mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). veronicasrd@gmail.com

Maira Ferreira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Maira Ferreira é professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É licenciada e bacharel em Química  pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e mestre e doutora em Educação pela      Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua nos Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFPel) e Educação em Ciências (UFRGS). Lidera o grupo de pesquisa GEPECIQ - Educação em Ciências e Química. mmairaf@gmail.com

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