Os espaços educacionais como textos “réguas” (sonhando as crianças projetistas)

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Marisol Barenco Corrêa de Mello
Jader Janer Moreira Lopes

Resumo

Este presente texto buscará refletir sobre as condições de criação dos espaços destinados à educação de crianças, argumentando que, enquanto objetos na cultura, são criações humanas e, como existências nas paisagens, são marcadas pelo encontro entre sociedade e natureza, interfaces entre geografias e histórias, e, assim, são possíveis de serem tomados como textos. A organização dos espaços educativos tem sido objeto de estudo de muitas áreas do conhecimento: Pedagogia, Arquitetura, Geografia, Histórias e outras, mas aqui, se dedicará a investigar as condições enunciativas desses como signos arquitetônicos e pedagógicos, bem como considerar a tese central de que valores humanos e de mundo estão no centro desses signos ideológicos que fundem essas formas em suas totalidades nos variados territórios escolares. Para isso, se dedicará à compreensão da dimensão semiótica dessas espacializações institucionais, com aporte nos estudos de Iúri Lotman (1922-1993), pesquisador russo, com o objetivo não só de somar postulados a essas áreas de conhecimentos, mas também no campo da pesquisa da infância. Iniciará com as relações entre espaços arquitetônicos, signos ideológicos e dialogismos, para a seguir refletir sobre as condições semióticas de locais para a educação das crianças, onde serão observados os índices de monologismo e dialogismo presentes, buscando a imagem de criança e mundo que aí se emana. Adiante, confrontará os seus usos pelas crianças enquanto suas possibilidades enunciativas, linguagens outras, capacidades e possibilidades de configurar-se como exaptações, (des)signação dos espaços dados, em direção a espaço-tempos abertos semântica e ideologicamente.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Territorialidades da educação e arquitetura escolar
Biografia do Autor

Marisol Barenco Corrêa de Mello, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense

Jader Janer Moreira Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora

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