Resumo
Este presente texto buscará refletir sobre as condições de criação dos espaços destinados à educação de crianças, argumentando que, enquanto objetos na cultura, são criações humanas e, como existências nas paisagens, são marcadas pelo encontro entre sociedade e natureza, interfaces entre geografias e histórias, e, assim, são possíveis de serem tomados como textos. A organização dos espaços educativos tem sido objeto de estudo de muitas áreas do conhecimento: Pedagogia, Arquitetura, Geografia, Histórias e outras, mas aqui, se dedicará a investigar as condições enunciativas desses como signos arquitetônicos e pedagógicos, bem como considerar a tese central de que valores humanos e de mundo estão no centro desses signos ideológicos que fundem essas formas em suas totalidades nos variados territórios escolares. Para isso, se dedicará à compreensão da dimensão semiótica dessas espacializações institucionais, com aporte nos estudos de Iúri Lotman (1922-1993), pesquisador russo, com o objetivo não só de somar postulados a essas áreas de conhecimentos, mas também no campo da pesquisa da infância. Iniciará com as relações entre espaços arquitetônicos, signos ideológicos e dialogismos, para a seguir refletir sobre as condições semióticas de locais para a educação das crianças, onde serão observados os índices de monologismo e dialogismo presentes, buscando a imagem de criança e mundo que aí se emana. Adiante, confrontará os seus usos pelas crianças enquanto suas possibilidades enunciativas, linguagens outras, capacidades e possibilidades de configurar-se como exaptações, (des)signação dos espaços dados, em direção a espaço-tempos abertos semântica e ideologicamente.
Referências
ARTAUD, A. “L’arve e l’aume” 1989, in Artaud, Il sistema della crudeltà, Millepiani, 11, 11-19, 1997.
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. Lendo Razlúka de Púchkin: a voz do outro na poesia lírica. Trad. Marisol Barenco e Mario Ramos Francisco Junior. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.
BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 2002.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad. Laura Sampaio, São Paulo: Edições Loyola, 1996.
GOULD, S. J. & Vrba E. S. Exaptation: a missing term in the science of form. In: Paleobiology, 8, 1982, pp. 4-15.
LOPES, J. J. M. & MELLO, M. B. O jeito de que nós crianças pensamos sobre certas coisas: dialogando com as lógicas infantis. Rio de Janeiro: Rovelle Editora, 2010.
LOPES, J. J. M. Terreno Baldio. Um livro sobre balbuciar e criançar os espaços para desacostumar Geografias. Por uma teoria sobre a espacialização da vida. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.
LOTMAN, I. Mecanismos imprevisíveis da cultura. Trad. Irene Machado. São Paulo: Hucitec, 2021.
LOTMAN, J. Il girotondo delle muse: semiotica delle arti. Trad. Silvia Burini. Milano: Bompiani; Campo Aberto, 2022.
LOTMAN, J. L’architettura nel contesto della cultura. Trad. Silvia Burini. In: eSamizdat, 2004 (II), 3.
LOTMAN, Y. “O problema do fato histórico”. In: SERRA et al. La exuberancia de los límites: homenaje a Jorge Lozano. Capítulo: BURINI, S. Yuri Lotman e o problema do fato histórico. Madrid: Biblioteca Nueva, 2013.
MELLO, M. B.; LOPES, J. J. M.; LIMA, M. F. C. “Por que rimos das crianças?” In: Linhas Críticas [online], 2021, vol.27, e35191, Epub 19-Jul-2021.
PONZIO, A. Linguistica Generale, Scrittura Letteraria e Traduzione. 6. Nuova serie. Studi sul linguaggio, sulla comunicazione e sull’apprendimento. Collana diretta da Roberto Fedi e Marcel Danesi. Perugia: Guerra Edizioni, 2018.
SANTI, M. “Adattamento (Esattamento)”. In: D’ALONZO, L. (ed.) Dizionario di pedagogia speciale, 2019, pp. 28-36.
SHAKESPEARE, W. “Hamlet”. In: The Complete Works of William Shakespeare. Disponível em: http://shakespeare.mit.edu/index.html
SOUSA, C. S. G. Uma piscina que virou bolo: cartografias crianceiras e vivências espaciais na infância. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, 2021.
VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo; Ekaterina Vólkova Américo. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2018.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Revista Contemporânea de Educação