Educação artística no ensino superior: cenários pedagógicos durante e após a pandemia

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Lúcia Grave Magueta
Jenny Sousa
Sandrina Milhano

Resumo

Este texto apresenta um conjunto de práticas de formação para a educação artística ocorridas num contexto de ensino superior, partindo de um estudo de caso. São abordados conceitos relativos à educação artística e à sua importância para o desenvolvimento pessoal e social do indivíduo e descritos «cenários pedagógicos» de um contexto de formação de profissionais que atuam em diferentes espaços educativos, sociais, artísticos e culturais. Através de uma abordagem interpretativa, procura-se contribuir para o conhecimento sobre inovação pedagógica relativa a práticas ocorridas em tempo de pandemia e em tempo de regresso ao cotidiano acadêmico.

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Seção
Número Temático: Territorialidades da educação e arquitetura escolar
Biografia do Autor

Lúcia Grave Magueta, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria, Portugal CI&DEI - Centro de Estudos em Educação e Inovação

Lúcia Grave Magueta é investigadora integrada do CI&DEI - Centro de Estudos em Educação e Inovação e Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. É doutorada em Educação, área de Teoria e Desenvolvimento Curricular (2012); Mestre em Ciências da Educação, área de Educação Intercultural (2004); Licenciada em Ensino, Professores do 2º Ciclo do Ensino Básico, variante de Educação Visual e Tecnológica (1998). Leciona em diversas áreas - Formação de Professores, Desenvolvimento Curricular, Artes Visuais, Intervenção e Animação Artísticas, Educação Artística - nas quais realiza investigação e orienta trabalhos de mestrado. Atua em projetos diversos nas áreas das Ciências da Educação e Artes, domínio das Artes Visuais.

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