Conversas transescalares sobre as crises como bússola profissional
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
AZEVEDO, J. G. (2004). De “abobrinhas” e “trocas de figurinhas”. Em J. G. de Azevedo & N. Alves (Org.). Formação de professores: possibilidades do imprevisível. Rio de Janeiro: DP&A.
BECK, U. (2010). Sociedade de risco. Tradução de S. Nascimento. São Paulo: Editora 34.
BROOKS, C. (2016). Teacher subject identity in professional practice – Teaching with a professional compass. Londres: Routledge.
BROOKS, C. (2019a). A relação entre “expertise” da disciplina escolar e da ciência de referência. Em A. A. da Rocha, A. M. Monteiro & R. Straforini (Orgs.). Conversas na Escada-Currículo, docência e disciplina escolar. Rio de Janeiro: Consequência, p. 49-86.
BROOKS, C. (2019b). Uma bússola profissional. Em A. A. da Rocha, A. M. Monteiro & R. Straforini (Orgs.). Conversas na Escada-Currículo, docência e disciplina escolar. Rio de Janeiro: Consequência, p. 143-166.
CLANDININ, D. J. & CONNELLY, F. M. (1995). Teacher’s Professional Knowledge Landscapes: Secret, Sacred, and Cover Stories. Em J. D. Clandinin & F. M. Connelly (Orgs.). Teachers’ professional knowledge landscapes. New York: Teachers College, Columbia University, p. 3-15.
CLANDININ, D. J. & CONNELLY, F. M. (1996). Teachers' professional knowledge landscapes: Teacher stories––stories of teachers––school stories––stories of schools. Educational researcher, v. 25 (3), p. 24-30. https://doi.org/10.2307/1176665
CLANDININ, D. J. & CONNELLY, F. M. (2011). Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU.
AUTOR (2023).
GRIGOLETTO, E. (2007). Do lugar social ao lugar discursivo: o imbricamento de diferentes posições-sujeito. Em F. Indursky & M. C. L. Ferreira (Orgs.). Análise do discurso no Brasil: mapeando conceitos, confrontando limites. São Carlos: Claraluz, p. 1-11.
MASSEY, D. (2016). Pelo espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
PINAR, W. F. O que é a Teoria do Currículo?. (2007). Tradução: A. P. Barros & S. Pinto. Portugal: Editora Porto.
PINAR, W.F. (2016). Estudos Curriculares: ensaios selecionados. Em A. C. Lopes & E. Macedo (Org). São Paulo: Cortez Editora.
PINAR, W. F. (2017). Currere: aquel primer año. Investigación Cualitativa, 2 (1) p. 55-65. http://dx.doi.org/10.23935/2016/01035
ROCHA, A. A. & DE FREITAS FILHO, L. C. M. (2019). As narrativas biográficas dos professores e a disciplina escolar. Revista Contemporânea de Educação, v. 14 (29), p. 227-230.
https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.12779
ROCHA, A. A. & MEDEIROS, R. S. (2020). Currículo e espaço–uma conversa por se fazer?. Educação e Pesquisa, v. 46. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046219733
ROCHA, A. A. da. (2019). Corpo-Território como argumento curricular de resistência. Revista Teias, v. 20 (59), p. 56-71. https://doi.org/10.12957/teias.2019.46858
SIMAS, L. A. (2022). O corpo encantado das ruas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
STRAFORINI, R. & FREITAS, A. S. F. de. (2019). Diálogos possíveis entre a paisagem de licenciatura e a paisagem de conhecimento profissional. Em A. A. da Rocha, A. M. Monteiro & R. Straforini (Orgs.). Conversas na Escada-Currículo, docência e disciplina escolar. Rio de Janeiro: Consequência, p. 87-102.
VALLADARES, M. & FRIGÉRIO, R. (2015). Conversas sobre aprender e ensinar Geografia: Desatar fios em rede para enfrentar desafios. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 17 (2).https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/18941