Arquitetando o espaço para uma ‘escola dos sonhos’: notas sobre a interação corpo-lugar

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Jéssica Bianca dos Santos
Jeani Delgado Moura

Resumo

O processo de criação e organização das escolas é marcado por uma arquitetura escolar padronizada, em que a corporeidade tende a ficar restrita a sala de aula, por muitas vezes limita as experiências geográficas corporais de interação com o mundo. O presente trabalho tem como objetivo compreender os caminhos da arquitetura escolar e as possibilidades de uma educação geográfica em que o corpo possa ser mediador da aprendizagem. Discutiremos o processo de criação e organização das escolas no espaço-tempo e suas reverberações nas escolas contemporâneas. Propomos uma escola dos sonhos, uma educação que não se limita as paredes das salas de aulas, mas que tenha o corpo inteiro em experiência com o mundo. A Geografia Humanista de base fenomenológica servirá como caminho para compreender um outro modo de ser geográfico predominantemente corporal. Com essa pesquisa esperamos contribuir para repensar o espaço escolar para além das salas de aula, ampliando a compreensão sobre a importância da criação de espaços de convivência, em que a corporeidade seja a base de aprendizagem.

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Seção
Número Temático: Territorialidades da educação e arquitetura escolar
Biografia do Autor

Jéssica Bianca dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina, na área de Ensino de Geografia.

Jeani Delgado Moura, Universidade Estadual de Londrina

Professora docente do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina

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