AVALIAÇÃO DO PIBID NO SUBPROJETO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNESP ASSIS

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Felipe Pinto Simão
Raquel Lazzari Leite Barbosa

Resumo

A pesquisa objetivou verificar de que modo o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência --, no subprojeto Ciências Biológicas da UNESP Assis, contribuiu para a formação de professores iniciantes e com o desenvolvimento dos alunos das escolas públicas participantes. A coleta de dados contou com levantamento bibliográfico, questionários e entrevistas. Os dados permitem concluir que o PIBID vem contribuindo com a formação de novos professores por incentivar ações práticas que ocorrem durante os estágios nas escolas, além de aproximar os bolsistas do cotidiano escolar, do pensamento crítico-reflexivo, das práticas formativas e da compreensão do campo educacional.

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Biografia do Autor

Raquel Lazzari Leite Barbosa, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Assis/SP - Brasil

Doutora em Educação

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