Abstract
O presente artigo retrata as relações entre a Instrução Pública, regulamentada e executada pelos poderes públicos da Amazônia, e a Igreja Católica local, representada pela Diocese do Pará e do Amazonas, através do Bispo D. Antonio Macedo Costa e de seus aliados. O estudo mostra que, sob o regime do padroado, existiam importantes vínculos entre os projetos educacionais dos governos e os da Igreja, resultando em intensas disputas entre alguns de seus representantes, polarizados entre liberais e conservadores.
References
AZZI, Riolando. O altar unido ao trono: um projeto conservador. São Paulo: Paulinas, 1992.
BITTENCOURT, Agnello. Dicionário amazonense de biografias. Rio de Janeiro: Artenova, 1969.
BITTENCOURT, Agnello. Dicionário Amazonense de Biografias: vultos do passado. Rio de Janeiro: Conquista, 1973. (Academia Amazonense, 4).
BLAKE, Sacramento. Diccionario bibliographico brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1895.
DAOU, Ana Maria. A cidade, o teatro e o “paiz das seringueiras”: práticas e representações da sociedade amazonense na virada do século XIX. Rio de Janeiro, 1998, 2V. Tese (Doutorado em Antropologia) - Programa de pós-graduação em Antropologia Social, Museu Nacional/UFRJ.
RAMOS, D. Alberto Gaudêncio. Cronologia eclesiástica da Amazônia. Manaus, 1952.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).