“DR. ANÍSIO, ELE PENSAVA E EXECUTAVA”: A TRAJETÓRIA DE ANÍSIO TEIXEIRA NO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL (1924-1950)

Abstract

Este artigo representa um esforço para a compreensão da atuação do intelectual Anísio Teixeira no cenário educacional brasileiro, no campo da formação de professores, no período de 1924 a 1950, que compreende as duas gestões de Anísio na Instrução Pública na Bahia e sua gestão na pasta de Educação no Distrito Federal. A trajetória de Anísio Teixeira, no período em tela, está assentada no binômio “pensamento e ação”, numa perspectiva de compreensão de que a separação destes dois conceitos empobreceria qualquer análise sobre o pensamento/ação do ator em pauta no que concerne à formação docente no Brasil.
https://doi.org/10.20500/rce.v4i8.1594
PDF (Português (Brasil))

References

BAHIA. Relatório administrativo. Base para o projeto de lei de organização autônoma dos serviços educacionais da Bahia. Exposição de motivos de 23 de outubro de 1947.

BAHIA. Constituição do estado da Bahia, 1947.

BAHIA. Lei no 347, de 13 de dezembro de 1950. Cria a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência na Bahia e lhe proporciona recursos para a respectiva manutenção. Diário Oficial do Estado da Bahia, publicado em 17 de dezembro de 1950.

GERIBELO, Wanda Pompeu. Anísio Teixeira - análise e sistematização de sua obra. São Paulo: Atlas, 1977.

GOUVÊA, Fernando. A Capes em tempos de Anísio Teixeira: entre impressos e impressões (1951-1964). Trabalho apresentado no XXV Simpósio Nacional de História. Fortaleza: Editora Littere, 2009.

GOUVÊA, Fernando. Tudo de novo no front: o impresso como estratégia de legitimação do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (1952-1964). Tese de Doutorado, Departamento de Educação, PUC-Rio, 2008.

GOUVÊA, Fernando. Entre redes e rendas: a tessitura do INEP como lugar de memória (1952-1964). Revista Contemporânea -- publicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no 1, setembro, 2006.

GOUVÊA, Fernando. Um percurso com os boletins da CAPES: a contribuição de Anísio Teixeira para a institucionalização da pós-graduação no Brasil. Dissertação de Mestrado, Departamento de Educação, PUC-Rio, 2001.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).