CINEMA, INFÂNCIA E ESCOLA: NOVOS OLHARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

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Gisela Pascale Camargo Leite
Graziele Rodrigues Pereira
Irene de Barcelos Alves
Maira Norton
Marina Rodrigues de Oliveira
Marina Tarnowski Fasanello

Resumo

Esse texto surge como fruto de leituras e debates da disciplina Tópicos especiais: Educação e Cinema do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pretende refletir acerca da qualidade do encontro entre o cinema e a infância no contexto escolar, para além da questão do gosto. O artigo aposta fortemente na hipótese de alteridade de Alain Bergala e promove questões para pensar a pedagogia da criação. Trata-se também de uma proposta de aproximação da experiência escolar como uma forma efetiva de aprender com as crianças a desnaturalizar as formas de ver e estar no mundo, olhando-o como se fosse a primeira vez.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

AGAMBEN, G. Infância e história. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2001.

BARROS, Manoel de. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2010.

BAKHTIN, Mikhail. A forma espacial da personagem. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BERGALA, Alain. A hipótese -- Cinema. Pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink. 2008.

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002.