Abstract
Este artigo apresenta um estudo de caso em que se pretendeu estudar a abordagem da avaliação das aprendizagens na formação inicial de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa instituição do Porto e as suas implicações na prática pedagógica.References
ALARCÃO, Isabel, FREITAS, Cândida Varela de, PONTE, João Pedro da, ALARCÃO, Jorge e TAVARES, Maria José Ferro. A Formação de Professores no Portugal de Hoje -- Documento de Trabalho do CRUP -- Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, 1997. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/97-Alarcao-Ponte(CRUP).rtf Acesso em: 13 de abril de 2009.
AMADO, João da Silva. A Técnica de Análise de Conteúdo, Referência, Coimbra, 5, p. 53-63, 2000.
BERGER, Guy. A investigação em Educação: modelos sócio-epistemológicos e inserção institucional, Revista de Psicologia e Ciências da Educação, 3/4, p. 23-36, 1992.
BOGDAN, Robert e BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação. ed. Porto: Porto Editora, 1994.
FERNANDES, Domingos. Avaliação para as aprendizagens e formação de professores. A Página da Educação, 154, 31. 2006. Disponível em:
go.asp?ID=4480"target="_blank">http://www.apagina.pt/arquivo/Arti
go.asp?ID=4480 Acesso em: 30 de março de 2008.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).