O MANIFESTO DOS PROFESSORES PÚBLICOS PRIMARIOS DA CORTE IMPERIAL E A EMERGÊNCIA DO ASSOCIATIVISMO DOCENTE
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Mots-clés

Manifestos
associativismo
profissionalização docente.

Comment citer

Lemos, D. C. A. (2013). O MANIFESTO DOS PROFESSORES PÚBLICOS PRIMARIOS DA CORTE IMPERIAL E A EMERGÊNCIA DO ASSOCIATIVISMO DOCENTE. Revista Contemporânea De Educação, 8(15), 156–177. https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1691

Résumé

Este artigo tem como objetivo discutir o manifesto dos professores públicos primários da Corte escrito em 1871, e suas relações com o associativismo docente e o processo de profissionalização do magistério. A análise do manifesto fornece possibilidades para pensar as condições de surgimento do movimento de professores, suas formas de organização, reivindicação e atuação. Utilizo como fonte para este trabalho o manifesto dos professores públicos primários da Corte, a legislação do período, com destaque para os relatórios do ministro dos negócios do Império, e outros escritos de professores como abaixo-assinados e jornais pedagógicos.
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1691
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Références

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© Revista Contemporânea de Educação 2014

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