CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS E POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NO BRASIL

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José Roberto Franco Reis
Camila Furlanetti Borges

Resumo

Este artigo procura refletir sobre a proposta do eixo Estado, Sociedade e Políticas Públicas do Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), organizado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da FIOCRUZ. O objetivo do eixo foi oferecer aos trabalhadores-estudantes uma compreensão das bases históricas de formação da nacionalidade brasileira, de forma a promover um processo de apropriação crítica das raízes sociais e políticas da desigualdade brasileira e dos modos de exclusão historicamente instituídos no país. O artigo, além de discorrer brevemente sobre a trajetória história dos ACS no Brasil, apresenta a proposta do eixo e busca refletir sobre os objetivos e importância de oferecer um tal conteúdo curricular para a formação destes trabalhadores.

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Artigos
Biografia do Autor

José Roberto Franco Reis, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV-FIOCRUZ)

Doutor em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor-pesquisador  em Saúde Pública  da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV-FIOCRUZ).

Camila Furlanetti Borges, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV-FIOCRUZ)

Doutora  em Saúde Pública  pela Escola  Nacional de Saúde Pública  da Fundação oswaldo Cruz (ENSP-FIOCRUZ).  Professora-pesquisadora em Saúde Pública da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV-FIOCRUZ),

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