Abstract
O presente artigo traz um estudo bibliográfico sobre a educação na perspectiva da classe trabalhadora, abordando, de maneira breve, a conjuntura histórica da sua formação antes da Revolução Industrial até a contribuição teórica de Marx e Engels na construção de uma educação revolucionária. A partir disso, são também expostas as contribuições de Gramsci com o princípio educativo do trabalho e de Saviani com a pedagogia histórico-crítica. Dessa forma, com esse estudo, espera-se colaborar para a construção de uma educação que revele a realidade social em suas múltiplas determinações, com o objetivo de formação de sujeitos históricos e atuantes na sociedade.References
DUARTE, Newton. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton (Org.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. São Paulo: Autores Associados, 2012. p. 13-35.
DUARTE, Newton. Por que é necessário uma análise crítica marxista do construtivismo? In: LOMBARDI, José C.; SAVIANI, Dermeval (Org.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 203-221.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
KUENZER, Acácia. Pedagogia da fábrica: as relações de produção e a educação do trabalhador. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
LOMBARDI, José C. Educação, ensino e formação profissional em Marx e Engels. In: ______; SAVIANI, Dermeval (Org.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 1-38.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).