Abstract
A análise do modelo de EAD nas IES brasileiras destaca a precarização do trabalho docente. Na contra reforma neoliberal definida por Castelo, a EAD se adéqua perfeitamente e cumpre o papel de reforçar a desvalorização docente e de dificultar as resistências políticas da categoria. Baseando-se nos documentos que descrevem o modelo, do consórcio CEDERJ, no Rio de Janeiro, e nacionalizado com a institucionalização da UAB, o presente artigo evidencia o conceito de polidocência de Mill e de alguns números produzidos pelo MEC, concluindo que existe a necessidade de ações vigorosas no campo da luta sindical para a alteração no modelo hegemônico desta modalidade educacional.
References
BARRETO, R.G. Discursos, Tecnologias, Educação. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2009.
BRASIL/CASA CIVIL. Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado. Brasília: 1995. Disponível em http://www.bresserpereira.org.br/documents/mare/planodiretor/planodiretor.pdf consultado em 13/12/2014.
BRASIL/MEC. Censo EAD.br: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil: Brasília: ABED e FGVonline. 2012.
CASTELO, R. O Social-Liberalismo: Auge da Crise da Supremacia Burguesa na Era Neoliberal. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2013.
MILL, D. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na educação a distância. MILL, D., RIBEIRO, L. R. C., OLIVEIRA, M. R. G. (org). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
OSÓRIO, M.R.V. e GARCIA, M.M.A. Universidade Aberta do Brasil (UAB): (re) modelando o território da formação de professores Cadernos de Educação FaE/PPGE/UFPel, Pelotas [38]: 119 - 149, janeiro/abril 2011.
PEREIRA, M.F.R. Educação a Distância -- educação para pobres e retorno às metanarrativas burguesas, in ORSO, P.J. etalli (Org.) Sociedade Capitalista, Educação e as Lutas dos Trabalhadores. São Paulo: Outras Expressões, 2014, p.77 - 96.
Sites:
http://cederj.edu.br/fundacao/ consultado em 23/11/2013.
http://www.ceale.fae.ufmg.br/novidades_acao.php?catId=84&txtId=772 consultado em 28/12/2013.
http://uab.capes.gov.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=11 consultado em 17/07/2014
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).