Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar a papel dos rituais nas escolas militares do Exército brasileiro, destacando sua importância na formação dos alunos (oficiais). O recorte temporal abrange as primeiras décadas republicanas. A metodologia para esse texto compôs-se da análise de documentos produzidos pelas Escolas Militares, bem como de publicações memorialísticas de ex-alunos. Conclui-se que a formação ocorria com o protagonismo dos alunos, mas marcada por rituais de passagem e cotidianos.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).