Abstract
Este artigo apresenta uma discussão que parte das descobertas realizadas em uma pesquisa de mestrado defendida na área de ensino, que teve como objetivo investigar a formação de docentes que atuarão com Surdos, considerando ambientes virtuais de aprendizagem no âmbito da educação profissional técnica. A pesquisa que serve como base para este trabalho possibilita uma articulação entre as concepções sobre ensino de Libras e ação docente por meio de metodologias ativas para atuar com alunos Surdos. Um olhar para essa questão surge principalmente no contexto da educação a distância, modalidade que tem evidenciado dificuldades em adaptação de metodologias e busca de otimização do tempo de aula para uma boa atuação docente.References
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: 70, 2016.
BERBEL, N. A. N. A metodologia da problematização com o arco de Maguerez: uma reflexão teórico-epistemológica. Londrina: Eduel, 2012.
_______. Metodologia da problematização: respostas de lições extraídas da prática.
Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 35, n. 2, p. 61-76, jul./dez. 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/285020422_Metodologia_da_problematizacao_respostas_de_licoes_extraidas_da_pratica/link/569be9b808ae748dfb103afd/download. Acesso em: 20 abr. 2021.
BOTELHO, P. Linguagem e letramento na educação dos surdos: ideologias e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
BRASIL. Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a língua brasileira de sinais - libras, e o art. 18 da lei Nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União,
dez. 2005.
_______. Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a língua brasileira de sinais - libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, 25 abr. 2002.
CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino médio integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 83-106.
DEMO, P. Aprender a aprender: neoliberal? Revista de Ciências Humanas, Frederico Westphalen, v. 14, n. 22, p. 25-53, jun. 2013. htttps://doi.org/10.31512/rch.v14i22.983
DEWEY, J. Experiência e educação. 3. ed. São Paulo: Nacional, 1979.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2017.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.
MOURA, D. H. A formação docente para a educação profissional tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, n. 1, p. 23-28, jun. 2008. https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2863
MUNHOZ, A. S. ABP aprendizagem baseada em problemas: ferramentas de apoio ao docente no processo de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
PEREIRA, T. L. Os desafios da implementação do ensino de libras no ensino superior.
Mestrado (Dissertação em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, SP, 2008.
RAMOS, M. N. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino médio integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
RUÉ, J. Aprender com autonomia no ensino superior. In: ARAÚJO, U. F.;
SASTRE, G. (Orgs.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. 4. ed. São Paulo: Summus, 2018. p. 157-76.
SANTOS, A. N.; KLEIN, M. Disciplina de libras: o que as pesquisas acadêmicas dizem sobre a sua inserção no ensino superior? Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 23, n. 3, p. 9-29, set./dez. 2015.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.
SILVA, T. A. A disciplina de libras na formação de professores. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) — Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Jataí, GO, 2017. Disponível em: <https://bit.ly/2MGvTNn>.
Acesso em: 20 out. 2019.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
TEIXEIRA, A. A pedagogia de Dewey (esboço da teoria de educação de John Dewey). In: WESTBROOK, R. B. et al. (Orgs.). John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Massangana, 2010. p. 33-66. Disponível em: <https://bit.ly/2ZCjD5O>. Acesso em: 20 out. 2019.
VEIGA-NETO, A. Pensar a escola como uma instituição que pelo menos garanta a manutenção das conquistas fundamentais da modernidade. In: COSTA, M. V. (Org.). A escola tem futuro? 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. p. 97-118.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).