Abstract
Este estudo objetiva traçar o perfil dos professores que atuam em um curso técnico da saúde. Realizou-se uma pesquisa de campo, utilizando um questionário eletrônico com participação de 5 docentes. Utilizou-se a análise de narrativa para discussão e apresentação dos dados. Os resultados apontam que houve predominância de sexo feminino; já o tempo de carreira foi predominantemente recente e o molde de formação reflete em estratégias metodológicos mais diversificadas aos tradicionais de ensino, tendo a instituição formadora como influência nas trajetórias formativas. A partir do perfil entende-se que os profissionais não possuem formação pedagógica e nem formação para a educação técnica, afirmam-se na prática docente a partir dos seus saberes experienciais.
References
BOLZAN, D. P. V; ISAIA, S. M. de A. Pedagogia universitária e aprendizagem docente: relações e novos sentidos a professoralidade. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 13-26, jan./abr. 2010.
DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v.32, n.1, p. 23-35, jan./abr.2003.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HADDAD, A. E. et al. Formação de profissionais de saúde no Brasil: uma análise no período de 1991 a 2008. Revista de Saúde Pública, v. 44, n. 3, p. 383-393, 2010.
MASETTO, M. T. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus, 2003.
OLIVEIRA, V. S. de; SILVA, R. de F. Ser bacharel e professor: dilemas na formação de docentes para a educação profissional e ensino superior. Holos, v. 2, p. 193-205, 2012.
RIESSMAN, C. K. Narrative methods for the human sciences. London: Sage, 2008.
TREVISO, P. Percepção de profissionais da área da saúde sobre a formação, atuação e satisfação em sua atividade docente. 2015. 224 f. Tese (Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).