Trajetória formativa dos professores da saúde atuantes em curso técnico
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

formação docente
perfil de profissionais
curso técnico
área da saúde.

Cómo citar

Bertoldo Piovesan, J., Gomes de Oliveira, F. N., & Tonús, D. (2022). Trajetória formativa dos professores da saúde atuantes em curso técnico. Revista Contemporânea De Educação, 17(38), 154–166. https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.45787

Resumen

Este estudo objetiva traçar o perfil dos professores que atuam em um curso técnico da saúde. Realizou-se uma pesquisa de campo, utilizando um questionário eletrônico com participação de 5 docentes. Utilizou-se a análise de narrativa para discussão e apresentação dos dados. Os resultados apontam que houve predominância de sexo feminino; já o tempo de carreira foi predominantemente recente e o molde de formação reflete em estratégias metodológicos mais diversificadas aos tradicionais de ensino, tendo a instituição formadora como influência nas trajetórias formativas. A partir do perfil entende-se que os profissionais não possuem formação pedagógica e nem formação para a educação técnica, afirmam-se na prática docente a partir dos seus saberes experienciais.

https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.45787
PDF (Português (Brasil))

Citas

BOLZAN, D. P. V; ISAIA, S. M. de A. Pedagogia universitária e aprendizagem docente: relações e novos sentidos a professoralidade. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 13-26, jan./abr. 2010.

DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v.32, n.1, p. 23-35, jan./abr.2003.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HADDAD, A. E. et al. Formação de profissionais de saúde no Brasil: uma análise no período de 1991 a 2008. Revista de Saúde Pública, v. 44, n. 3, p. 383-393, 2010.

MASETTO, M. T. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus, 2003.

OLIVEIRA, V. S. de; SILVA, R. de F. Ser bacharel e professor: dilemas na formação de docentes para a educação profissional e ensino superior. Holos, v. 2, p. 193-205, 2012.

RIESSMAN, C. K. Narrative methods for the human sciences. London: Sage, 2008.

TREVISO, P. Percepção de profissionais da área da saúde sobre a formação, atuação e satisfação em sua atividade docente. 2015. 224 f. Tese (Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2022 Revista Contemporânea de Educação

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.