Décrochage et déviance scolaires: approches critiques

Abstract

Ma réflexion sur le décrochage scolaire porte sur l’école comme lieu d’émergence de différents phénomènes de décrochage à l’intérieur des institutions d’apprentissage. Je conduis une réflexion sur les facteurs déclenchants du décrochage scolaire, liée au cadre scolaire. Les facteurs extra-scolaires ne seront ainsi abordés que pour mieux pointer les travers intra-scolaires. Ma contribution s’efforcera de montrer, comment, dans le cas de l’échec et du décrochage scolaires, qui touchent en premier lieu les quartiers populaires l’école peut ipso facto favoriser le décrochage scolaire.

https://doi.org/10.20500/rce.v17i38.47810
PDF (Français (Canada))
PDF (Português (Brasil))

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).