Pedagogia da alternância, Gramsci e a formação dos intelectuais camponeses no Brasil
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Keywords

Educação do campo
Pedagogia da Alternância
Intelectuais do campo

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar a origem da Pedagogia da Alternância enquanto estratégia de formação dos intelectuais orgânicos do campo (camponeses) no Brasil. Trata-se de uma revisão bibliográfica e a partir de autores como Paolo Nosella, Nelson Coutinho e Antônio Gramsci analisa a relação entre tal pedagogia e o pensamento do autor das “Cartas do Cárcere”. Adota uma abordagem qualitativa e baseia-se nos enfoques da Teoria Crítica e da Pedagogia Histórico-Crítica. No Brasil, o modelo de escola que mais se adequa a esse pensamento paradigmático do pensador sardo é aquele adotado pelos Centros Familiares de Formação por Alternância, os quais estão firmadas em quatro pilares: Formação Integral; Desenvolvimento do meio; Alternância e Associação Local.

https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.55803
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