O indisciplinado incompetente a partir da autoajuda para educadores

Abstract

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a categorização do sujeito indisciplinado na atualidade a partir da autoajuda voltada a educadores. O material empírico foi delimitado a partir da escolha do autor Augusto Cury, devido a sua alta circulação e produção para educadores. Desenvolvo este estudo na perspectiva pós-estruturalista, principalmente com os estudos foucaultianos no domínio de Ser-poder. Como resultado pude constatar a emergência de um indisciplinado que adjetivei como incompetente. Alguém agressivo, inquieto, que perturba a aula e, portanto, prejudica a si e aos outros na aprendizagem da autogestão. Sendo um inflexível e de fraca resiliência para enfrentar os desafios da vida e ter sucesso.

https://doi.org/10.20500/rce.v18i42.56354
PDF (Português (Brasil))

References

Aquino, J. G. (1998). A indisciplina e a escola atual. Revista da Faculdade de Educação, 24(2), 181-204. https://doi.org/10.1590/S0102-25551998000200011

Aquino, J. G. (2011). Da (contra)normatividade do cotidiano escolar: problematizando discursos sobre a indisciplina discente. Cadernos de Pesquisa, 41(143), 456-484. https://doi.org/10.1590/S0100-15742011000200007

Aquino, J. G. (2016). Indisciplina escolar: um itinerário de um tema/problema de pesquisa. Cadernos de Pesquisa, 46(161), 664-692. https://doi.org/10.1590/198053143670

Arnosti, R. P., Souza Neto, S., & Benites, L. C. (2019). A socialização profissional do professor e a escolar: em questão, a influência da Literatura de Autoajuda no trabalho docente. Revista Educação e Cultura Contemporânea, 16(46), 404-443. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20190113

BRASIL. Ministério da Educação - MEC. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2017.

Chamayou, G. (2020). A sociedade ingovernável: uma genealogia do liberalismo autoritário. São Paulo: Ubu.

Cury, A. (2015). Filhos brilhantes, alunos fascinantes (2a ed.). São Paulo: Planeta.

Cury, A. (2017). 20 regras de ouro para educar filhos e alunos: como formar mentes brilhantes na era da ansiedade. São Paulo: Planeta.

Cury, A. (2018a). Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante.

Cury, A. (2018b). Socorro, meu filho não tem limites! Manual prático para educar filhos ansiosos, mas muito inteligentes. São Paulo: Planeta do Brasil.

Cury, A. (n. d.). Pagina principal. Recuperado em 10 de junho de 2019 de http://www.augustocury.com.br/

Dardot, P., & Laval, C. (2016). A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo.

Foucault, M. (1995). O sujeito e o poder. In H. L. Dreyfus, & P. Rabinow (Orgs.), Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Foucault, M. (1996). A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970 (3a ed.). São Paulo: Loyola.

Foucault, M. (2008a). Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes.

Foucault, M. (2008b). Segurança, território, população. São Paulo: Martins Fontes.

Foucault, M. (2014). Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes.

Foucault, M. (2019). Microfísica do poder (9a ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra,

Larrosa, J. (2008). Tecnologias do eu e educação. In T. T. Silva (Org.), O sujeito da educação: estudos foucaultianos (6a ed., pp. 35-86). Petrópolis: Vozes.

Lopes, C. W. (2012). Práticas de leitura de professoras na contemporaneidade & Literatura de autoajuda (Dissertação de mestrado). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Lopes, C. W. (2016). Presença do gênero autoajuda na formação de professores: práticas de leitura de estudantes em cursos de Pedagogia (Tese de Doutorado). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

MACHADO, Dimitrius Gonçalves. A categorização do indisciplinado na escola atual: uma análise a partir do transbordamento da literatura de autoajuda na Educação. 2020. 192f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.

Marín-Díaz, D. L. (2012). Autoajuda e educação: uma genealogia das antropotécnicas contemporâneas (Tese de doutorado). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Varela, J., & Alvarez-Uria, F. (1992). Amaquinaria escolar. Teoria e Educação, (6), 68-96.

Veiga-Neto, A. (2000). Michel Foucault e os estudos culturais. In M. V. Costa (Org.), Estudos culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema (pp. 37-69). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Veiga-Neto, A. (2016). Foucault e a Educação (3 ed.). Belo Horizonte: Autêntica.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).