Caminhos formativos: magistérios indígenas em Roraima – Tamî’kan, Yarapiari e Amooko’iisantan
PDF (Português (Brasil))

Supplementary Files

Caminhos formativos: magistérios indígenas em Roraima – Tamî’kan, Yarapiari e Amooko’iisantan (Português (Brasil))

Keywords

Magistérios indígenas
Formação inicial
Formação continuada
Educação escolar indígena
Ceforr

Abstract

Apesar de a legislação brasileira garantir aos povos indígenas uma formação docente específica, diferenciada, bilíngue e intercultural, na prática, esses direitos nem sempre se efetivam, causando prejuízos para o desenvolvimento educacional e formativo propostos a eles. De tal modo, o presente artigo tem como problema de pesquisa a seguinte questão: os projetos dos magistérios indígenas estão atendendo apropriadamente para formar os professores que ensinam nas escolas indígenas em Roraima, em torno de suas especificidades? Diante da questão, os objetivos  direcionados deste artigo são: analisar os processos de construção e execução dos magistérios indígenas Tamî’kan, Yarapiari e Amooko’Iisantan, a partir de um conjunto de documentações que possibilitaram as suas implementações; compreender a importância da formação em magistério para os professores indígenas; identificar o processo de construção dos magistérios indígenas, foco da pesquisa, e investigar as formas de como os magistérios indígenas em Roraima foram executados. O estudo consiste em uma pesquisa documental, tendo questões teóricas em Julião (2017), Silva (2021), Viana (2017), dentre outros. Compõem a fundamentação legal a Constituição Federal, a LDB, Proppi/Ceforr, e outros instrumentos documentais que auxiliaram a compreender os alicerces da educação escolar indígena. Concluiu-se que as análises das pesquisas admitiram verificar conquistas educacionais para as diversas etnias advindas de um processo de reivindicações e lutas. Compreende-se que o conhecimento está pautado na conservação das tradições e costumes e contribui, por meio da formação, para uma educação que atenda às especificidades dos povos indígenas, apropriando os conhecimentos científicos.
https://doi.org/10.20500/rce.v18i42.56457
PDF (Português (Brasil))

References

Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima. (2017). Projeto de Político-Pedagógico Institucional Proppi. Boa vista: o autor.

Colares, A. A. (2003). Colonização, catequese e educação no Grão-Pará (Tese de Doutorado). Campinas: Universidade de Campinas.

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal.

Ferreira, J. A. A. (2020). Magistério indígena Tamî’kan: Centro Estadual De Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (Ceforr) uma análise de conteúdo (Dissertação de Mestrado). Boa Vista: Universidade Federal de Roraima.

Governo do Estado de Roraima. (2001, julho 16). Lei complementar estadual n. 41. Diário Oficial do Estado.

Governo do Estado de Roraima. (2007, agosto 2). Lei n. 611. Cria o centro de formação dos profissionais da educação de Roraima - CEFORR. Diário Oficial do Estado.

Governo do Estado de Roraima. (2010, dezembro 10). Lei n. 793. Acrescenta dispositivos à lei n. 611 de 22 de agosto de 2007, que cria o Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima Ceforr. Diário Oficial do Estado.

Governo do Estado de Roraima. (2015, setembro 3) Lei estadual nº 1008. Aprova o plano estadual de educação 2014/2024 (PEE) e dá outras providências. Diário Oficial do Estado.

Julião, G. B. (2017). Prática pedagógica diferenciada, crítica e libertadora: uma experiência em curso na licenciatura intercultural da Universidade Federal de Roraima pela superação do currículo integracionista. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica.

Ministério da Educação. (2012, junho 22). Resolução n. 5. Define diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar indígena na educação básica. Diário Oficial da União.

Nogueira, E. M.; Perussolo, L. S. S. (1996). Educação indígena em Roraima: o magistério indígena. In E. Assis (Org.), Educação indígena na Amazônia: experiências e perspectivas. Belém: Universidade Federal do Pará.

Núcleo de Educação Indígena. (1985). Dia D. Seminário de educação. Boa Vista, Roraima, Brasil.

Presidência da República. (1996, dezembro 26). Lei n. 9.394. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União.

Ribeiro, P. R. M. (1993). História da educação escolar no Brasil: notas para uma reflexão. Paidéia, (4), 15-30. https://doi.org/10.1590/S0103-863X199300010000

Secretaria Estadual de Educação de Roraima. (2003). Resolução CEE n. 41. Diário Oficial do Estado.

Secretaria Estadual de Educação de Roraima. (2004). Parecer CEE n. 19. Diário Oficial do Estado.

Secretaria Estadual de Educação de Roraima. (2011). Parecer CEE n. 41. Diário Oficial do Estado.

Secretaria Estadual de Educação de Roraima. (2012, dezembro 27). Parecer CEE n. 41. Diário Oficial do Estado

Secretaria Estadual de Educação de Roraima. (2018). Resolução CEE n. 20. Diário Oficial do Estado.

Secretaria Estadual de Educação de Roraima. (2021, julho 22). Resolução CEE n. 46. Diário Oficial do Estado.

Silva, M. N. R. (2021). Desafios do currículo do magistério indígena Tamî’kan: da teoria à prática intercultural (Dissertação de mestrado). Boa Vista: Universidade do Estado de Roraima.

Viana, R. S. (2017). Narrativas do formador de professores indígenas em Roraima (Dissertação de mestrado). Boa Vista: Universidade do Estado de Roraima.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).