Arquitetura Escolar: Entre Espaço e Pedagogia, Perspetivas de Futuro
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Arquitetura Escolar
Espaço
Pedagogia

Abstract

Em Portugal, as constantes transformações das condições sociais, fortemente influenciadas pela tecnologia, têm provocado mudanças significativas na sociedade. No entanto, o sistema educativo tem demonstrado resistência em adaptar-se às novas circunstâncias. As metodologias pedagógicas do processo de ensino-aprendizagem, e consequentemente os espaços escolares, mantiveram-se praticamente inalteradas nos últimos séculos. Este artigo sublinha a necessidade de uma abordagem interdisciplinar entre pedagogia e arquitetura para uma reconfiguração dos espaços educativos na resposta aos desafios do século XXI. A partir desta dialética, e perspetivando o futuro, defende-se, uma resposta arquitetónica fundada num programa de necessidades que atenda aos princípios pedagógicos contemporâneos.

https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59609
PDF (Português (Brasil))

References

Afonso, R. & Ladiana, D. (2011). Que espaço para a escola?. In Afonso, R. & Ladiana, D. O espaço da escola (pp. 204-208). Alinea editrice.

Bannister, D. (2017). Guidelines on Exploring and Adapting: Learning Spaces in Schools. European Schoolnet.

Baptista, L. & Melâneo, P. (2011). Ambientes Formativos: Perspectivas Críticas. Entrevista com Anne Taylor. Arquitetura e Arte, 89-89, 26.

Baptista, L. & Melâneo, P. (2011). Ambientes Formativos: Perspectivas Críticas. Entrevista com Paulo Catrica. Arquitetura e Arte, 89-89, 38-39.

Beichner, R. J. (2014). History and Evolution of Active Learning Spaces. New Directions for Teaching and Learning, 137, 9-16. https://doi.org/10.1002/tl.20081

Bento, M. (2023). Pedagogia Vs Burocracia: Os Antípodas Educativos. Jornal de Letras, 1372, 7. https://www.academia.edu/101789461/PEDAGOGIA_vs_BUROCRACIA_Os_ant%C3%ADpodas_da_Educa%C3%A7%C3%A3o

Boys, J. (2010). Towards creative learning spaces. Re-thinking the architecture of post-compulsory education. Routledge.

Diesel, A et al. (2017). Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, 14 (1), 268-288. http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404

European Schoolnet. (2016). Learning Spaces. Future Classroom Lab. https://fcl.eun.org/documents/10180/13526/FCL+learning+zones+Dec+2016/a091a761-7a63-443e-afe0-d1870e430686

Fisher, K. (2008). Victorian School Design. Department of Education and Early Childhood Development.

Fisher, K. (2010). Technology-enabled active learning environments: an appraisal. CELE Exchange, (2010/07), 1-8. https://doi.org/10.1787/5kmbjxzrmc0p-en

Heitor, T. (2011). Parque escolar 2007-2011: Intervenção em 106 escolas. Parque Escolar.

Lackney, J. (2000). Thirty-three educational design principles for schools & community learning centers. Mississippi State University

Martinho, M. & Silva, J. (2008). Open plan schools in Portugal: failure or innovation?. Programme on Educational Building Exchange, 2008/12, 1-9. http://www.oecd.org/portugal/41533062.pdf

Portugal. (2013). Despacho n.º 5048-B/2013. Ministério da Educação e Ciência. https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/5048-b-2013-2257578

Santos, A. (2016). Similaridades e singularidades na reabilitação arquitetónica do parque escolar - Programa promovido pela Parque Escolar, E.P.E. no norte de Portugal (2007-2011) [Tese de Doutoramento, Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto]. Repositório Aberto da Universidade do Porto. https://hdl.handle.net/10216/145430

Schleicher, A. (2018). World Class: How to build a 21st-century school system. OECD Plublishing.

Taylor, A. (2009). Linking architecture and education. Sustainable design of learning environments. University of New Mexico Press

Teixeira, F. (2021). Escola e Apropriação do Espaço: Efeitos socioespaciais no quotidiano escolar. [Dissertação de Mestrado, Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto]. Repositório Aberto da Universidade do Porto. https://hdl.handle.net/10216/138528

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Revista Contemporânea de Educação