Arquitetura Escolar: Entre Espaço e Pedagogia, Perspetivas de Futuro
PDF (Português (Brasil))

Mots-clés

Arquitetura Escolar
Espaço
Pedagogia

Résumé

Em Portugal, as constantes transformações das condições sociais, fortemente influenciadas pela tecnologia, têm provocado mudanças significativas na sociedade. No entanto, o sistema educativo tem demonstrado resistência em adaptar-se às novas circunstâncias. As metodologias pedagógicas do processo de ensino-aprendizagem, e consequentemente os espaços escolares, mantiveram-se praticamente inalteradas nos últimos séculos. Este artigo sublinha a necessidade de uma abordagem interdisciplinar entre pedagogia e arquitetura para uma reconfiguração dos espaços educativos na resposta aos desafios do século XXI. A partir desta dialética, e perspetivando o futuro, defende-se, uma resposta arquitetónica fundada num programa de necessidades que atenda aos princípios pedagógicos contemporâneos.

https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59609
PDF (Português (Brasil))

Références

Afonso, R. & Ladiana, D. (2011). Que espaço para a escola?. In Afonso, R. & Ladiana, D. O espaço da escola (pp. 204-208). Alinea editrice.

Bannister, D. (2017). Guidelines on Exploring and Adapting: Learning Spaces in Schools. European Schoolnet.

Baptista, L. & Melâneo, P. (2011). Ambientes Formativos: Perspectivas Críticas. Entrevista com Anne Taylor. Arquitetura e Arte, 89-89, 26.

Baptista, L. & Melâneo, P. (2011). Ambientes Formativos: Perspectivas Críticas. Entrevista com Paulo Catrica. Arquitetura e Arte, 89-89, 38-39.

Beichner, R. J. (2014). History and Evolution of Active Learning Spaces. New Directions for Teaching and Learning, 137, 9-16. https://doi.org/10.1002/tl.20081

Bento, M. (2023). Pedagogia Vs Burocracia: Os Antípodas Educativos. Jornal de Letras, 1372, 7. https://www.academia.edu/101789461/PEDAGOGIA_vs_BUROCRACIA_Os_ant%C3%ADpodas_da_Educa%C3%A7%C3%A3o

Boys, J. (2010). Towards creative learning spaces. Re-thinking the architecture of post-compulsory education. Routledge.

Diesel, A et al. (2017). Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, 14 (1), 268-288. http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404

European Schoolnet. (2016). Learning Spaces. Future Classroom Lab. https://fcl.eun.org/documents/10180/13526/FCL+learning+zones+Dec+2016/a091a761-7a63-443e-afe0-d1870e430686

Fisher, K. (2008). Victorian School Design. Department of Education and Early Childhood Development.

Fisher, K. (2010). Technology-enabled active learning environments: an appraisal. CELE Exchange, (2010/07), 1-8. https://doi.org/10.1787/5kmbjxzrmc0p-en

Heitor, T. (2011). Parque escolar 2007-2011: Intervenção em 106 escolas. Parque Escolar.

Lackney, J. (2000). Thirty-three educational design principles for schools & community learning centers. Mississippi State University

Martinho, M. & Silva, J. (2008). Open plan schools in Portugal: failure or innovation?. Programme on Educational Building Exchange, 2008/12, 1-9. http://www.oecd.org/portugal/41533062.pdf

Portugal. (2013). Despacho n.º 5048-B/2013. Ministério da Educação e Ciência. https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/5048-b-2013-2257578

Santos, A. (2016). Similaridades e singularidades na reabilitação arquitetónica do parque escolar - Programa promovido pela Parque Escolar, E.P.E. no norte de Portugal (2007-2011) [Tese de Doutoramento, Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto]. Repositório Aberto da Universidade do Porto. https://hdl.handle.net/10216/145430

Schleicher, A. (2018). World Class: How to build a 21st-century school system. OECD Plublishing.

Taylor, A. (2009). Linking architecture and education. Sustainable design of learning environments. University of New Mexico Press

Teixeira, F. (2021). Escola e Apropriação do Espaço: Efeitos socioespaciais no quotidiano escolar. [Dissertação de Mestrado, Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto]. Repositório Aberto da Universidade do Porto. https://hdl.handle.net/10216/138528

Licence Creative Commons

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.

(c) Tous droits réservés Revista Contemporânea de Educação 2023