ACERCA DO PAPEL DO CONHECIMENTO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO: INQUIRINDO INSTÂNCIAS E ACTORES DE MEDIAÇÃO

Resumen

O artigo trata a tópica das relações entre conhecimento educacional e política educativa. Expondo algumas das linhas orientadoras de uma investigação em curso sobre o papel do conhecimento na construção e regulação das políticas de educação na Europa, o texto desenvolve, também, uma reflexão sobre o modo de conceber e de estudar actores e instâncias nas relações entre conhecimento e política. O autor sugere uma abordagem assente em três ideias: a de centrar os estudos em actores e instâncias que ocupem e exerçam uma agência mediadora no âmbito da regulação da educação; a de privilegiar a análise dos mecanismos de tradução através dos quais se estabelece a cooperação entre os mundos sociais e cognitivos da investigação e da política; e a de manter sob escrutínio os instrumentos que essa cooperação materializa e que participam nos processos de ordenação, coordenação e controlo das acções no campo educativo.
https://doi.org/10.20500/rce.v2i4.1524
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