Resumen
O presente artigo analisa a dimensão educativa (FRAGO, 1998) de espaços do Imperial Collegio de Pedro Segundo (CPII), instituição de ensino secundário fundada no Rio de Janeiro em 1837. A organização inicial dos espaços para abrigar o CPII, sua inscrição no centro da cidade carioca e a criação do Internato em 1857 compõem nossas reflexões. Em especial, destacamos a dimensão simbólica das práticas de punição e recompensa que o CPII implementou na Cafua e no Salão Nobre, respectivamente. Em conclusão, notamos a força do discurso higiênico na organização dos espaços do CPII. Percebemos também que o CPII organizou um conjunto de práticas que envolveu exames, castigos e prêmios como técnicas de individuação (FOUCAULT, 1986) cujo objetivo era coibir os atos reprováveis e distinguir os alunos mais talentosos da instituição.Citas
AZEVEDO, Moreira de. Pequeno panorama ou descripção dos principaes edificios da cidade do Rio de Janeiro. Volume 111. Rio de Janeiro: Typographia Paula Brito, 1862.
BENCHIMOL, Jaime Larry. Pereira Passos: um Hausmann tropical. A renovarção urbana da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1992.
BRASIL. Collecção das Leis do Imperio do Brazil. Decreto 2006 de 24/10/1857. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1857
BRASIL. Collecção das Leis do Imperio do Brazil. Decreto 354 de 25/04/1844.
BRASIL. Collecção das Leis do Imperio do Brazil. Regulamento n.8 de 31/01/1838.Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1838.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).