O COLÉGIO PEDRO II DURANTE A DITADURA MILITAR: O SILÊNCIO COMO ESTRATÉGIA DE SUBORDINAÇÃO

Resumen

Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar os efeitos das diversas ações repressivas e controladoras no Colégio Pedro II durante a ditadura militar. O período sobre o qual nos debruçamos, entre 1964 e 1979, do golpe militar até a abertura política, corresponde a um período obscuro da nossa história, da história da educação. No âmbito nacional, esse período é considerado o de maior repressão dos anos de ditadura. No âmbito interno ao Colégio Pedro II, esses quinze anos se destacam como uma fase de medo e apatia, com repercussões administrativas e pedagógicas negativas.
https://doi.org/10.20500/rce.v3i6.1553
PDF (Português (Brasil))

Citas

ACCIOLI, Roberto B. Ação Governamental de João Goulart. Rio de Janeiro: IBGE,1964.

ALVES, Maria Helena Moreira. Estado e oposição no Brasil: 1964-1984. Petrópolis: Vozes,1984.

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO. Brasil: Nunca mais. Petrópolis:Vozes, 1986.

BOITEUX, Bayard Demaria. A guerrilha de Caparaó e outros relatos. Rio de Janeiro: Inverta,1998.

BOURDIEU, Pierre. O poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).