MUDANÇAS NO MUNDO TRABALHO, MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Trabalho
Educação
Mundo do trabalho
Revolução industrial
Gestões de trabalho
Transformações sociais.

Cómo citar

Borges, L. (2012). MUDANÇAS NO MUNDO TRABALHO, MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO. Revista Contemporânea De Educação, 5(9), 156–176. https://doi.org/10.20500/rce.v5i9.1607

Resumen

O presente artigo tem como objeto de estudo as mudanças ocorridas no mundo do trabalho e, por conseguinte, no campo da educação, no período compreendido entre a segunda metade do século XVIII e o século XX. Mais precisamente, as últimas quatro décadas. Leva em conta as três fases da revolução industrial e as gestões de trabalho engendradas no final do século XIX e início do século XX ─ taylorismo, fordismo e toyotismo. O desafio é apreender as implicações entre essas transformações sociais e os propósitos educacionais.
https://doi.org/10.20500/rce.v5i9.1607
PDF (Português (Brasil))

Citas

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?: Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1995.

BRAVERMAN, Harry. Revolução técnico-científica. In: BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. 3.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1987, p. 137-147.

FERRETI, Celso J. As mudanças no mundo do trabalho e a qualidade da educação. In: MARKERT, Werner (org.). Trabalho, qualificação e politecnia. São Paulo: Papirus, 1996, p. 123-129.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2003.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2010 Revista Contemporânea de Educação

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.