O CINEMA E AS NARRATIVAS DE CRIANÇAS E JOVENS: REFLEXÕES INICIAIS
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Resumo
O artigo apresenta os “achados” da tese da autora que apontam para a complexidade das narrativas na contemporaneidade, mostrando a freqüente relação das crianças com a imagem, colocando-nos frente ao desafio de entender que, hoje, aprender a ler e a narrar inclui também lidar com os modos como se contam, hoje, as histórias audiovisualmente. Propondo-se a dar continuidade aos estudos realizados no período de Doutoramento de 2005-2009 que investigaram, sob a orientação teórico-metodológica dos Estudos Culturais latino-americanos (Canclini, Martim-Barbero, Gomes), a experiência de crianças com as narrativas em diferentes mídias, a nova proposta de pesquisa tem como principal objetivo olhar mais atentamente para um tipo de narrativa sugerido pelas crianças na pesquisa anterior: as narrativas cinematográficas. A pesquisa que se inicia pretende perceber como crianças e jovens constroem seus modos de relação com o cinema e suas produções narrativas em espaços de formação (escola e universidade) que proporcionam dentro de sua formação momentos de convívio com o pensar e produzir com a linguagem audiovisual. Mantendo-se o diálogo com as orientações teóricas anteriores a autora incorpora o diálogo com um novo autor - Alain Bergala - para discutir as relações entre cinema e educação na dimensão da alteridade buscando perceber a relação vivida com o cinema pelas crianças e jovens nos diferentes contextos escolares num entendimento de que a formação ocorre num processo de apropriação criativa das narrativas cinematográficas.
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Referências
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