Resumen
Hay un proceso de cambios en la organización de la educación en el contexto europeo que es representativo de un conjunto amplio de modificaciones que están ocurriendo, aunque con innegables especificidades, en un variado conjunto de países, incluyendo los países latinoamericanos. Parte de esos cambios vinculase a la implementación del Plan Bolonia, o Proceso Bolonia, un amplio programa de reorganización de la universidad en la escala de la Unión Europea que, desde la década de 1990, viene orientando la institución de nuevas jerarquías entre instituciones y entre cursos y grados, consecuente diferenciación de vías formativas y nuevas formas de certificación de la escolarización, con desdoblamientos relevantes en términos de los sentidos tomados por las reformas educativas dirigidas a otras etapas y niveles de escolarización.Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).