DIVERSIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: OS ESTUDANTES BRASILEIROS EM PORTUGAL
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Internacionalização da educação
integração e interculturalidade e estudantes brasileiros em Portugal

Resumen

 Este artigo resulta de um trabalho de mestrado em Ciências da Educação e pretendemos apresentar, brevemente, os conceitos e opiniões de diferentes autores sobre a integração, internacionalização da educação e ideais de interculturalidade estabelecidos, entre Portugal e Brasil no ensino superior. Examinamos alguns Acordos e Leis celebrados entre os países com a finalidade de compreendermos o papel social dos mesmos. Buscamos esclarecer como os programas de internacionalização e cooperação para mobilidade estudantil facilitam e estimulam a integração na vida estudantil e o desenvolvimento pessoal e social dos alunos brasileiros, em Portugal, bem como as questões da interculturalidade no sistema educativo universitário português, com base na realidade da Universidade de Aveiro.



 

 

 

https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1664
PDF (Português (Brasil))

Citas

ANDRADE, A. M. J. d. & Teixeira, M. A. P. Adaptação à universidade de estudantes internacionais: um estudo com alunos de um programa de convênio, Revista Brasileira de Orientação Profissional, 10. 2009. Disponível em:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.phppid=S167933902009000100006&script=sci_arttext. Acesso em: 12/07/2010.

ATAÍDE, R. Estudante do Ensino Universitário: necessidade e desafios. In A. S. Pereira & E.D. Motta (Eds.), Acção social e aconselhamento psicológico no ensino superior Investigação e Intervenção. Coimbra: SASUC Edições, 2005.

BARRETO, A. & PONTES, J. Portugal, um retrato social (vol. 7: Um país como os outros -- A formação de uma sociedade europeia), Lisboa, 2007.

BIROU, A. Dicionário das Ciências Sociais (5ª ed.). Lisboa: Dom Quixote, 1982.

BRITO, F. Ensaio sobre as migrações internacionais no desenvolvimento do capitalismo. Revista Brasileira de Estudos da População, 12(1-2), 21-33, 1995.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).