EXPERIÊNCIAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: SUJEITOS E(M) ATUAÇÃO
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Políticas públicas de ampliação da jornada escolar. Trabalho docente. Sujeitos em atuação.

Resumen


Esta comunicação apresenta dados de pesquisa realizada no estado do Rio de Janeiro, que visa mapear experiências de ampliação da jornada escolar, privilegiando um de seus focos -- os sujeitos e(m) atuação. Metodologicamente, trabalhamos com instrumento de coleta de dados, do qual destacamos uma questão referente a esse foco. Os dados nos levam a reflexões acerca do trabalho e da profissionalização docente, assim como dos projetos de ampliação da jornada escolar em relação aos sujeitos que neles atuam e de sua(s) formação(ões). Os resultados destacam, nas experiências do Programa Mais Educação, a ausência de estratégias mais efetivas em relação à formação dos sujeitos que nele atuam e às condições de trabalho que lhes são propiciadas. Recortando a investigação nas experiências do Mais Educação, perguntamos: Ao incentivar a busca por oficineiros da própria comunidade, pelo “compartilhamento” da responsabilidade no processo educativo, sem se preocupar prioritariamente com a qualificação, valorização e inserção destes profissionais, não estará o Programa Mais Educação comprometendo o alcance do seu principal objetivo -- a melhoria da qualidade da educação básica?
https://doi.org/10.20500/rce.v7i14.1680
PDF (Português (Brasil))

Citas

BRASIL. Portaria Normativa Interministerial nº. 17, de 24 de abril de 2007. Brasília, 2007: Institui o Mais Educação. Disponível em http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/salas_multifuncionais.pdf. Acesso em: 30 ago. 2012.

BRASIL. Decreto 7.083, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o Programa Mais Educação. Disponível em:

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Manual da Educação Integral em jornada ampliada para obtenção de apoio financeiro por meio do Programa Dinheiro Direto Na Escola -- PDDE/Educação Integral, no exercício de 2011. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_content&view=article&id=16701&Itemid=1114. Acesso em: 23 jul. 2011.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA. Programa Mais Educação: Passo a

passo Disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/passoapasso_maiseducacao.pdf. Acesso em: 05 set. 2012.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre o serviço voluntário e dá outras providências. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9608.htm. Acesso em: 09 set. 2012.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).