Quintais da história da educação fluminense: balanços, gangorras e escorregos
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Educação
Historiografia
Rio de Janeiro

Resumen

A partir do histórico da organização do III Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro, ocorrido em 2013, da análise dos trabalhos aprovados e de sua distribuição por Eixos Temáticos, realizamos um balanço da produção. Interrogamos os enquadramentos das pesquisas e problematizamos o que a distribuição dos trabalhos revela e encobre sobre o campo. A análise comparativa da distribuição dos trabalhos pelos eixos das três edições do Congresso evidencia oscilações, permanências e rupturas na configuração do campo de pesquisa em História da Educação. A operação historiográfica que ensaiamos, ao visitar os quintais do EHED, lança questões sobre como o tema da história local e regional tem incidido na construção de uma história da educação carioca e fluminense.

https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.20564
PDF (Português (Brasil))

Citas

BLOCH, M. Apologia à história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2001.

BONTEMPI JR, B. A história da educação na RBEP (1999-2011). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 93, n. 234, p. 502-18, 2012. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.93i234.452

BORGES, A. A urdidura do magistério primário na corte imperial: um professor na trama de relações e agências. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, SP, 2014.

CERTEAU, M. A escrita da historia. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 1982.

FARIA FILHO, L. M. História da educação e história regional: experiências, dúvidas e perspectivas. In: MENDONÇA, A. W. C. P. et al. (Orgs.). História da educação: desafios teóricos e empíricos. Niterói, RJ: Universidade Federal Fluminense, 2009. p. 57-66.

FOUCAULT, M. Outros espaços. In: FOUCAULT, M. Ditos e escritos III: estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro, RJ Forense Universitária, 2003. p. 411-22.

GONDRA, J. G. Para uma história do I encontro de história da educação do Rio de Janeiro. In: MENDONÇA, A. W. C. P. et al. (Orgs.). História da educação: desafios teóricos e empíricos. Niterói, RJ: Universidade Federal Fluminense, 2009. p. 138-55.

NÚCLEO DE ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – NEPHE.

Anais do 3. encontro de história da educação do estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, 2013. Disponível em: <http://www.3ehed-rj.com.br/index.php>. Acesso em: 28 set. 2015.

SAVIANI, D. et al. Sociedade brasileira de história da educação: constituição, organização e realizações. Revista Brasileira de História da Educação, v. 11, n. 3 (27), p. 13-45, set./dez. 2011.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - SBHE. Anais do 7. Congresso Brasileiro de História da Educação. Cuiabá, MT, 2013. Disponível em: <http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe7/>. Acesso em: 10 ago. 2013.

WILLIAMS, R. O campo e a cidade: na história e na literatura. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2011.

XAVIER, L.; CARVALHO, F. G. Apontamentos sobre a história da educação configurada no II encontro do Rio de Janeiro (2010). In: BONATO, N.; XAVIER, L. (Orgs.). A História da educação no Rio de Janeiro: identidades locais, memória e patrimônio. Rio de Janeiro, RJ: Letra Capital, 2013. p. 102-20.

XAVIER, L. História da educação e história local. In: MENDONÇA, A. W. C. P. et al. (Orgs.). História da educação: desafios teóricos e empíricos. Niterói, RJ: Universidade Federal Fluminense, 2009. p. 51-6.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).