Resumen
Este texto apresenta algumas considerações sobre o trabalho precarizado dos professores substitutos e suas repercussões na subjetividade destes trabalhadores. Utiliza como referencial teórico-metodológico os princípios do materialismo histórico-dialético e da Sociologia do Trabalho, além de pesquisa de campo com 9 professores substitutos de diferentes áreas do saber de uma universidade federal e 2 chefes de departamento da graduação. Os resultados apontaram para o trabalho do professor substituto enquanto um reflexo da reestruturação produtiva, permeado pela precarização e intensificação com diversos impactos na subjetividade deste docente.Citas
AIMI, D. S. A realidade do professor substituto nas universidades do sul do Brasil: contribuições para o trabalho docente. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Universidade de Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2010.
ALVES, G. O que é precariado? 2013. Disponível em: http://blogdaboitempo.com.br/2013/07/22/o-que-e-o-precariado/. Acesso em: 21 jun. 2014.
ANTUNES, R. O caracol e sua concha: ensaios sobre a nova morfologia do trabalho. São Paulo: Bomtempo, 2005.
ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaios sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009.
BANCO MUNDIAL. O ensino superior: as lições derivadas da experiência. Plural, São Paulo, v.6, n. 9, p. 33-44, jan./jun. 1997.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).