Resumen
Strategies to combat academic failure in higher education rely on the identification and on the knowledge of the causes associated with it. To identify these causes, a questionnaire survey was implemented in a Higher School of Technologies and Engineering. Student-related aspects were those that exhibited the greatest impact on academic success/failure. Teachers and institution/curriculum exhibited an indirect impact through mediation by student-related aspects. Other variables were identified with a negative residual impact on academic success, such as: be displaced from the habitual residence, dislike to study and be a male. With a slightly more relevant impact, emerged the sleep time on the eve of the tests.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).