COTAS RACIAIS EM FOCO: A TRAJETÓRIA DOS ALUNOS NEGROS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Universidade
ações afirmativas
UFRGS
estudantes negros.

Cómo citar

Cruz de Anhaia, B. (2017). COTAS RACIAIS EM FOCO: A TRAJETÓRIA DOS ALUNOS NEGROS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Contemporânea De Educação, 12(23), 69–87. https://doi.org/10.20500/rce.v12i23.3222

Resumen

O tema da inclusão social no ensino superior tem se transformado em questão prioritária de movimentos sociais, assim como de políticas públicas e de políticas de instituições de ensino superior como forma de superar desigualdades. Neste sentido, debates e mobilizações por ações afirmativas se deram por todo o país. Resulta daí que, em 2007, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) cria o Programa de Ações Afirmativas (PAA) na instituição. Desde o início de sua vigência em 2008 até o primeiro semestre de 2015, o Programa viabilizou o ingresso de 12.471 estudantes através da reserva de vagas (cotas) para candidatos de baixa renda, negros e indígenas. Destes novos estudantes, cerca de 3.360 ingressaram pelas cotas raciais para negros, dos quais 182 haviam se diplomado até aquele ano. Este artigo tem por objetivo abordar a experiência do PAAs na UFRGS, enfocando as cotas raciais para negros. Pretende-se compreender as estratégias adotadas pela instituição ao implementar uma política com este recorte e apresentar resultados, mencionar estratégias desenvolvidas por alguns destes estudantes para sua permanência e representatividade na instituição, além de suas perspectivas a respeito dos efeitos da política de cotas dentro e fora da Universidade.

https://doi.org/10.20500/rce.v12i23.3222
PDF (Português (Brasil))

Citas

ANHAIA, Bruna Cruz de. Educação superior e inclusão social -- um estudo comparado de duas ações afirmativas no Brasil: dos debates à prática. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/81370 Acesso em: 18 de abril de 2016.

BARANZELI, Caroline. Universidade e relações raciais: a perspectiva de estudantes do curso de Direito sobre as políticas de cotas raciais na UFRGS. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/107984 Acesso em: 27 de abril de 2016.

BRASIL. Lei nº 12.711/2012 -- Lei de Cotas. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm Acesso em: 21 de fevereiro de 2013.

BIGOSSI, Fabiela. Trajetórias universitárias: estudo etnográfico da construção de projetos de vida dos estudantes negros em Porto Alegre - RS. Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/16902 Acesso em: 07 de maio de 2012.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

GOMES, Nilma Lino. Movimento negro e educação: ressignificando e politizando a raça. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 120, p. 727-744, jul.-set. 2012. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br Acesso em: 14 de abril de 2016.

GRIN, Monica. “Raça” -- debate público no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2010.

GUIMARAES, Antonio Sérgio Alfredo. Racismo e anti-racismo no Brasil. São Paulo: Editora 34, 2005.

_____. Entrevista com Carlos Hasenbalg. Tempo social, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 259-268, Nov. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702006000200013&lng=en&nrm=iso Acesso em: 30 de abril de 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702006000200013.

IBGE/PNAD. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios -- PNAD 2013. Rio de Janeiro, IBGE, 2014. Disponível em: http://www.ibge.gov.br Acesso em 20 de abril de 2016.

MCCOWAN, Tristan. Expansion without equity: an analysis of current policy on access to higher education in Brazil. Higher education (2007) 53: 579-598.

MEC/Inep. 10 anos do campo cor/raça no Censo Escolar. Ministério da Educação e Instituto de Estudos Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: http://portal.inep.gov.br Acesso em: 03 de maio de 2016.

OLIVEIRA, Celinha M.; SILIONI, Gabriela B.; FERREIRA, Junara N.; SITO, Luanda; SILVA, Mateus S.; RODRIGUES, Tatiana P.; SABAT, Ruth. Ações afirmativas e cotas étnico-raciais na UFRGS. In: Ação Afirmativa e desigualdade na universidade brasileira. Jorge Luiz Barbosa, Jailson de Souza e Silva, Ana Inês Souza (orgs.). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pró-Reitoria de Extensão, 2010.

ONU. Declaração e Plano de Ação da III Conferência Mundial de Combate ao Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata. Organização das Nações Unidas, 2001. Disponível em: http://www.oas.org/dil/port/2001 Acesso em: 17 de abril de 2016.

PINTO, Carla. Empowerment, uma Prática de Serviço Social. In: Política Social. BARATA, O (coord). Lisboa: ISCSP, 1988. p. 247-264.

RAWLS, John. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

UFRGS. Relatório Bianual do Programa de Ações Afirmativas: permanência e desempenho discente 2013-2015. Disponível em: http://www.ufrgs.br/acoesafirmativas/relatorio/relatorio-2015/relatorio-caf-2015/view Acessado em: 23 de abril de 2016.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2017 Revista Contemporânea de Educação

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.