Resumen
No Brasil, as políticas de Educação Infantil têm avançado significativamente nos últimos anos. Contudo, o campo continua repleto de tensões e disputas, com propostas dissonantes para as crianças pequenas. Esse trabalho tem como objetivo discutir concepções divergentes presentes na política destinada às crianças de 0 a 3 anos, que muitas vezes são litigantes, enfatizando os diferentes atores que se dedicam ao tema e a sua militância. Apresentaremos um breve histórico da Creche no Brasil, evidenciando as tensões em torno desse atendimento. E por fim, discutimos as diferentes concepções presentes nas políticas de Educação Infantil, e como o argumento que a educação precoce das crianças pobres, como possibilidade para combater a pobreza e os baixos resultados educacionais, vem ganhando força, tendo a neurociência como pressuposto epistemológico.
Palavras-chave: Políticas; Educação Infantil; Concepções.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).