Evasão e retenção no ensino superior: abordagem baseada em taxas quantitativas
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Palabras clave

Indicadores Educacionais
Avaliação Continuada
Taxas de evasão escolar
Ensino Superior

Cómo citar

Arantes, A. R., Rodrigues, L. B., Kagimura, R., Cardoso, B. G. da S., & Junqueira, M. P. (2021). Evasão e retenção no ensino superior: abordagem baseada em taxas quantitativas. Revista Contemporânea De Educação, 16(36), 4–21. https://doi.org/10.20500/rce.v16i36.42914

Resumen

O presente artigo apresenta uma proposta metodológica para a análise da trajetória acadêmica dos estudantes no Ensino Superior, observando o processo de evasão e retenção. Esta metodologia propõe certas categorias de situação acadêmica: Ingressantes; Matriculados (Síncronos, Assíncronos e Retidos); Formados (Síncronos e Retidos); e Evadidos (Retidos e Não Retidos). São propostas taxas de verificação e acompanhamento, obtidas a partir de dados institucionais tradicionalmente disponíveis nas instituições. O estudo empírico utilizou dados da Universidade Federal de Uberlândia, entre 2012 e 2018. Os resultados indicam que parcela significativa dos estudantes evadidos o fazem dentro do tempo ideal e sugerem que os Matriculados Síncronos se formam, enquanto os Matriculados Assíncronos tendem à evasão. Tais resultados podem nortear as políticas universitárias voltadas para permanência e formação.

https://doi.org/10.20500/rce.v16i36.42914
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Citas

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