VIVÊNCIAS ESCOLARES E RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Detalhes do artigo
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ALMEIDA, J.; NICOLETE, J. Gênero, educação e religião: o poder simbólico na cultura e o discurso da desigualdade. Religare, João Pessoa, v. 13, n. 1, p. 64-84, jul. 2016.
ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.
BECK, D. Com que roupa vou? Consumo e erotização dos uniformes escolares infantis. In: FELIPE. J.; GUIZO. B. S; BECK, D. Infâncias, gênero e sexualidade: nas tramas da cultura e educação. Porto Alegre: Ulbra, 2013. p. 125-146.
BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. Modernidade, pluralismo e crise de sentido. Petrópolis: Vozes, 2004.
BUS-SIMÃO, M. Relações sociais de gênero na perspectiva de crianças pequenas na creche. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43 n. 148. p. 176-97, jan./abr. 2013. https://doi.org/10.1590/S0100-15742013000100009
CAHILL, S. E. Language practices and self-definition: the case of gender identity acquisition. The Sociological Quarterly, Bellevue, v. 27, n. 3, p. 295-311, set. 1986. https://doi.org/10.1111/j.1533-8525.1986.tb00262.x
CORSARO, W. A. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 443-64, ago. 2005. https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000200008
FELIPE, J. Entre batons, esmaltes e fantasias. In. MEYER, D.; SOARES, R. (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade. Porto Alegre: Mediação, 2004. p. 53-65.
_______. Gênero, sexualidade e a produção de pesquisas no campo da educação: possibilidades, limites e a formulação de políticas públicas. Pro-Proposições, Campinas, v. 18, n. 2, p. 77-87, maio/ago. 2007.
FELIPE, J.; GUIZZO, B. S. Erotização dos corpos infantis na sociedade de consumo. Pro-Proposições, Campinas, v. 14, n. 3, p. 119-30, set./dez. 2003.
GIROUX, H. Praticando estudos culturais nas faculdades de educação. In: SILVA, T. (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 83-100.
GRAUE, E.; WALSH, D. Investigação etnográfica com crianças: teorias, métodos e ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
GUIZZO, B. S. Masculinidades e feminilidades em construção na educação infantil. In: FELIPE, J.; GUIZZO B. S.; BECK, D. Q. (Orgs.). Infâncias, gênero e sexualidade nas tramas da cultura e da educação. Canoas: Ulbra, 2013. p. 28-44.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: Vozes, 1997.
RAEL, C. C. Desenhos animados da Disney: Pedagogias de gênero e de sexualidade. In: STREY, M. N.; NETO, J. A.; HORTA, R. L. (Org.). Família e gênero. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007. p. 125-152. RÉ, M. I. Educação sexual integral dos 3 aos 9 anos atividades para a sala de aula. São Paulo: Ediba, 2012
SCOTT, J. W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez.1995.
SILVA, J. B. Diário de campo. São Luís: Rede Municipal de Educação, 2018.
SILVA. T. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
SOUSA, F. S.; MOURA, M. A. G. Uma discussão acerca da questão de gênero e o serviço social. In: JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 6. São Luís, 2013. Anais... São Luís: Universidade Federal do Maranhão, 2013. Disponível em: <http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2013/JornadaEixo2013/anais-eixo7 questoesdegeneroetniaegeracao/pdf/umadiscussaoacercadaquestaodegeneroeoservicosocial.pdf>. Acesso em: 23 maio 2021.
THORNE, B. Gender play: girls and boys in school. Buckingham: Open University, 1993.