Resumen
O artigo analisa o documento “Reforma da Avaliação Nacional: Principais Considerações para o Brasil - Perspectivas da OCDE sobre políticas educacionais”, publicado pela Organização do Comércio e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2021. Recorreu-se à análise de conteúdo no levantamento dos exemplos e recomendações ao Brasil a partir das experiências de países da América Latina: Colômbia, México e Chile. Os dados indicam que a OCDE defende a necessidade de repensar o monitoramento feito pelas avaliações externas e sua utilização incisiva na prática escolar. Entre as recomendações, há destaque ao processo de alinhamento entre o Sistema de Avaliação da Educação Básica e o trabalho pedagógico, subordinando a prática em sala de aula aos testes padronizados e aos processos de responsabilização.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).