Resumen
Este artigo objetiva analisar as intercessões discursivas dinamizadas na relação entre a BNCC e a geografia focalizando o ensino fundamental. Abordando documentos oficiais - a matriz curricular normatizada e pareceres técnicos produzidos por sujeitos da comunidade disciplinar, discutiremos como as ideias de competências e currículo nacional produziram efeitos para/na geografia. Para isto, dialogaremos com estudos curriculares de Lopes e Macedo, objetivando discutir o currículo como discurso político. Na Geografia, busca-se problematizar a discursividade produzida no contexto da BNCC tensionando o discurso curricular e a análise dos pareceres técnicos a partir dos estudos de Ernesto Laclau. Pontuamos que as tentativas de responsividade acerca dos nomes nacional e competências jamais chegarão a respostas plenas sobre os questionamentos dinamizados nas escolas, espaços políticos que forjam a pluralidade do Brasil.
Citas
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/MEC. 2018. BRASIL. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 28 de Junho de 2023
CARVALHO, M. D. de. Manual de organização social e política brasileira. (OSPB). Brasília: Ministério da Educação; Inep, 1976
CASTELLAR, S. M. V.. Educação Geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar. In: Cadernos Cedes. (Org.). Educação Geográfica e as teorias de Aprendizagens. 6ed.Campinas:,
CASTRO, Iná Elias de; CORRÊA, Roberto Lobato; GOMES, Paulo Cesar da Costa. Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
CAVALCANTI, Lana de Souza (org). Temas da Geografia na escola básica. Campinas, SP: Papirus, 2013.
COSTA, HUGO HELENO CAMILO; LOPES, ALICE RIBEIRO CASIMIRO. A Geografia na política de currículo: quando a integração reafirma a disciplina. Pró-Posições (UNICAMP. Online), v. 27, p. 179-195, 2016.
COSTA, HUGO HELENO CAMILO; LOPES. 'Seríamos a política que criticamos?': a interlocução do povo da Geografia na produção da BNCC. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA, v. 10, p. 125-152, 2020.
COSTA, HUGO H.; Rodrigues, Phelipe Florez; Stribel, G. P. . Teoria Curricular e a Geografia: convites à reflexão sobre a BNCC. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA, v. 9, p. 86-108, 2019.
HAESBAERT, Rogério. Viver no Limite. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014..
LACLAU, Ernesto. Emancipação e Diferença. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011. LACLAU, Ernesto. Política de la retórica. In: Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014.
LACLAU, Ernesto. Misticismo, retórica y política. Buenos Aires/México: Fondo de Cultura Económica, 2006, p. 57-127.
LACLAU, Ernesto. La Razón populista. 2.ed. México: F. C. Económica, 2006.
LOPES, Alice. Políticas de integração Curricular. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.
MASSEY, D. Global sense of place. Marxim Today. 1991b. v. 6.
MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Comum para Currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem?. Educação e sociedade, v. 36, p. 891-908, 2015.
MILLER, J. Teorização do currículo como antídoto contra/na cultura da testagem. In: revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03 p. 2043 - 2063 out./dez. 2014.
MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em Geografia. São Paulo: Contexto, 2013.
NOGUEIRA, Amélia Regina Batista. COMPONENTE CURRICULAR GEOGRAFIA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. 2018 (disponível em: basenacionalcomum.gov.mec.br/relatóriosepareceres)
ROCHA, ANA ANGELITA COSTA NEVES DA; AGUIAR, L. B. . Por Que Traímos o Espaço Geográfico? Notas Para Uma Conversa Curricular. Revista Geoaraguaia, v. 12, p. 6-23, 2022.
RODRIGUES, Phelipe Florez. Um currículo mínimo e os professores de Geografia: Perspectivas docentes para uma política de currículo. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ.
RODRIGUES, Phelipe Florez. ; COSTA, HUGO HELENO CAMILO . Por um Pensar a Base Nacional Comum Curricular em Uma Geografia Pós-Estrutural. Revista Geoaraguaia, v. 12, p. 44-61, 2022.
SANTOS, Douglas. Sobre a Base Nacional Comum Curricular Parecer crítico sobre a Base Nacional Comum Curricular – Geografia, 2018 (disponível em: basenacionalcomum.gov.mec.br/relatóriosepareceres)
SENE, Eustáquio de. Parecer crítico sobre a Base Nacional Comum Curricular – Geografia, 2018 (disponível em: basenacionalcomum.gov.mec.br/relatóriosepareceres)
SIMMIELLI, Maria Elena Ramos. ANÁLISE CRÍTICA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – GEOGRAFIA (disponível em: basenacionalcomum.gov.mec.br/relatóriosepareceres)
SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. PARECER SOBRE O DOCUMENTO DE GEOGRAFIA Porto Alegre 13 de janeiro de 2016. UFRGS (disponível em: basenacionalcomum.gov.mec.br/relatóriosepareceres)
VLACH, Vânia. BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM – BNCC: notas preliminares, 2018. (disponível em: basenacionalcomum.gov.mec.br/relatóriosepareceres)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Derechos de autor 2023 Revista Contemporânea de Educação